O Prefeito de Natal, Álvaro Dias, recebeu os representantes do trade turístico do Estado, empresários e associações ligadas à classe produtiva potiguar, no Palácio Felipe Camarão, nesta terça-feira (7). No encontro, que contou com boa parte do secretariado, o gestor apresentou os investimentos que estão sendo feitos no desenvolvimento da capital, bem como as transformações realizadas com novas obras e resultantes da desburocratização provocada após a sanção do novo Plano Diretor.

“Estamos investindo forte em várias áreas. Com o novo Plano Diretor conseguimos tirar Natal de um atraso de 15 anos devido a uma legislação que engessava a cidade e que fez a capital perder investimentos e parte de sua população para municípios vizinhos. Agora já temos R$ 1,8 bilhão sendo investidos pela iniciativa privada e a expectativa de outros R$ 3 bilhões serem aplicados nos próximos anos”, comentou Álvaro Dias.

De acordo com números apresentados pelo secretário de Meio Ambiente, Thiago Mesquita, entre 2007 e 2022, na vigência do Plano Diretor antigo, apenas 19 alvarás de construção foram concedidos pela Semurb. Após a sanção da nova legislação, de 7/3/2022 até agora já são 64 novos alvarás, com a geração de 15 a 16 mil empregos diretos na construção civil.

Álvaro Dias apontou ainda as obras em andamento na cidade e as mudanças e oportunidades criadas após a conclusão dos trabalhos. O Prefeito citou, por exemplo, na área de infraestrutura, a obra da Felizardo Moura, uma das avenidas mais modernas do País, que ainda não é utilizada em sua plenitude devido a intervenção do DNIT na ponte de Igapó. Ainda na área, o gestor relembrou o Programa Asfalto Novo, com investimentos de R$ 70 milhões e que chega às principais avenidas e ruas das quatro zonas administrativas.

“É o maior investimento nesta área em todos os tempos. Natal tinha uma malha viária desgastada e sem recuperação há muitos anos. Isso trazia insegurança e prejuízo para a população. Agora temos uma nova realidade”, explicou.

O Prefeito citou obras que impactam diretamente na área do turismo como a criação de um novo ponto de atração turística na cidade a partir da requalificação da Pedra do Rosário, com novas praças, calçadão, novas vias e o mirante. “Os turistas ficarão encantados com o pôr do sol mais bonito do mundo”, previu.

Outra obra que mudará a realidade do turismo em Natal é a construção do Novo Mercado da Redinha e as transformações que estão sendo feitas no seu entorno. São vias novas, amplas, modernas, com áreas de estacionamento amplas, sinalização, quiosques e paisagismo.

As praias urbanas do Meio, Forte e Artistas também estão sendo transformadas. Os antigos quiosques já começaram a ser substituídos e o projeto de requalificação está sendo posto em prática. Serão espaços de convivência arborizados, bonitos e com capacidade de receber bem os turistas e os natalenses. A avenida 25 de dezembro, que é a paralela a avenida Café Filho (beira-mar) já está praticamente concluída. “Compramos toda as árvores já grandes para garantir um sombreamento desde já e tornar mais aprazível os locais. Os equipamentos são modernos e muito bonitos. Será uma grande área de atração turística e para investimentos. Os imóveis serão muito valorizados”, antecipou Álvaro Dias, que ainda citou a reforma e ampliação do quiosque de atendimento ao turista, que fica ao lado do Chaplin.

Para expor sobre a principal obra apresentada, o prefeito convidou o representante da empresa que venceu a licitação para a obra de Recuperação da Praia de Ponta Negra (engorda). “Fizemos questão que ele apresentasse para vocês como ficará, o trabalho que vai ser feito e o tempo para execução. Esperamos terminar tudo dentro do prazo e vamos garantir a preservação do nosso principal cartão postal, que é o Morro do Careca, vamos proteger os empregos e negócios de quem trabalha em Ponta Negra e, com certeza, gerar muitos mais com as possibilidades de investimentos que surgirão”, explicou.

A empresa espera concluir as obras em no máximo 150 dias, podendo haver antecipação da entrega, uma vez que a executora dos trabalhos já possui uma ampla expertise na área de engorda, sendo responsável pelas principais intervenções em praias do País, com destaque para as realizadas no Estado de Santa Catarina.

Após a apresentação, os representantes de entidades fizeram questão de elogiar as obras e iniciativas da gestão. O presidente do Sinduscon - Sindicato da Indústria da Construção Civil, Sérgio Azevêdo, afirmou que a cidade tem uma “dívida de gratidão” pela visão estratégica e empreendedora da Prefeitura. “É inegável e indiscutível que a gestão conseguiu trazer benefícios para o Município”, disse.

George Gosson, do Natal Convention Bureau, relembrou uma experiência ruim pela qual passou em Ponta Negra e disse que a obra da engorda vai transformar a realidade do local. “Estivemos juntos lutando por isso e é uma felicidade muito grande ver que vai se concretizar”, comentou.

O representante da entidade comercial do Alecrim, Matheus Feitosa (AEBA) citou as melhorias feitas no bairro, como a praça Gentil Ferreira e o projeto do teatro municipal como indutoras do desenvolvimento na área. Ele ainda agradeceu pelo avanço dos trabalhos do Programa Asfalto Novo.

Entidades presentes:

ABAV - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE AGÊNCIAS DE VIAGENS DO
RN

ABIH - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DA INDÚSTRIA DE HOTÉIS AEBA -

ASSOCIAÇÃO DOS EMPRESÁRIOS DO BAIRRO DO
ALECRIM

ABRASEL - ASSOCIAÇÃO BRASILEIRA DE BARES E RESTAURANTES

APEC - ASSOCIAÇÃO DOS PROPRIETÁRIOS DE ESTABELECIMENTOS COMERCIAIS DE PONTA NEGRA

ASSURN - ASSOCIAÇÃO DOS SUPERMERCADOS DO RN

CDL - C MARA DOS DIRIGENTES LOJISTAS