27/12/2018 16:00
  • Secretaria de Educação reúne gestores para avaliar ano letivo de 2018
Adrovandro Claro

A última reunião do ano dos gestores da Rede Municipal de Ensino de Natal aconteceu na tarde desta quarta-feira (26), no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), e foi marcada por momentos de reflexão, confraternização e agradecimento. O evento contou com a participação da titular da Secretaria Municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva, e dos secretários-adjuntos Judineide Domingos Campos de Souza, Paulo Victor Cavalcante Barra e Geomarque Nunes de França Júnior, além dos gestores e da equipe técnica da SME.

Na ocasião, foi feito um balanço sobre os anos de gestão – entre 2013 e 2018 –, nos aspectos financeiro, pedagógico, de gestão das escolas e de recursos humanos. Foram explanados os investimentos em infraestrutura (construção, reformas e manutenções), os concursos realizados durante o período e a expansão do atendimento da Rede Municipal de Ensino.

No âmbito pedagógico, a secretária adjunta de gestão pedagógica, professora Judineide Domingos Campos, explicou um pouco sobre os projetos mais relevantes da gestão. “Sabemos que a gestão pedagógica tem o alinhamento e a base de sustentação do administrativo, então quando nós fizemos o balanço da gestão, tentamos separar o mais importante, ou que ressaltou mais, nesse período de 2013 a 2018”.

Os assuntos abordados com os gestores envolveram os programas desenvolvidos pela SME, como o Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC), o Programa MenteInovadora, em parceria com a Mind Lab Brasil, os Programas Se Liga e Acelera, em conjunto com o Instituto Ayrton Senna, o Projovem Urbano, além das questões voltadas aos referenciais curriculares e das formações de professores e gestores, dentre outros.

O gestor administrativo-financeiro da Escola Municipal Professor Waldson José Bastos Pinheiro, Erivaldo Secundo Avelino, falou um pouco sobre esse período de gestão na unidade de ensino. “A experiência em gestão foi bastante enriquecedora, devido aos grandes desafios postos aos gestores, por parte da SME e da própria comunidade escolar. A relação com a secretaria de educação foi de parceria e de aprendizado, pelo menos em nossa escola”.

A secretária municipal de Educação, professora Justina Iva de Araújo Silva, destacou o valor do trabalho do educador “Nenhum trabalho é mais nobre, nenhum serviço é melhor prestado a qualquer cidadão do que o serviço que o educador oferece. Aquele que educa está passando o melhor serviço para o outro”, e finalizou ressaltando a importância do trabalho do gestor para a comunidade escolar “O trabalho do gestor, que muitas vezes não é valorizado por alguns, é fundamental. São vocês que enfrentam, nas escolas, coisas que muitos de nós não gostaríamos de enfrentar. Por isso, toda a admiração e carinho para os gestores das unidades de ensino do município, que prestam os mais relevantes serviços à comunidade”. Todos os gestores que encerraram o mandato em 2018 foram homenageados com o certificado de Menção Honrosa.