Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

06/02/2019 17:15
  • Cantoterapia da Unidade de Saúde de Pajuçara incentiva afeto aos idosos

Para estimular os sentidos como forma terapêutica, a Unidade de Saúde da Família (USF) de Pajuçara utiliza a cantoterapia na expectativa de melhorar a qualidade de vida de idosos acamados ou domiciliados do bairro e fora da área de abrangência da unidade.

 

 

De acordo com o idealizador, agente comunitário de saúde, Anderson Luiz dos Santos, a intenção é promover o bem-estar físico e psicoemocional dos idosos que não têm a oportunidade de estarem na unidade. “Acreditamos que o uso da cantoterapia no idoso acamado ou domiciliado possibilita ligações a área afetivo-emocional relacionados aos seus próprios sentidos, ampliando suas expressões, lembranças e emoções causando conforto e entusiasmo de vida”.

 

 

A cantoterapia domiciliar surgiu em 2018, durante os eventos de outubro e novembro da USF de Pajuçara. A experiência deu tão certo que se tornou permanente.

 

 

“É uma forma diferente de abordagem aos usuários da comunidade, os quais devido ao seu quadro patológico, não conseguem se deslocar à instituição de saúde para usufruírem ou participarem de eventos agendados. Eles recebem além de músicas, poesias, flores, brindes, também afeto e carinho”, destacou Anderson.

 

 

A intervenção acontece com uma equipe multidisciplinar formada por agentes comunitários de saúde, assistente social e enfermeira, munidos de instrumentos musicais junto com parceiros locais e músicos, chegam até às residências e realizam a cantoterapia.

 

 

A equipe da cantoterapia observou que os resultados foram positivos. Os idosos interagem com palavras, pedidos musicais, expressões faciais, mudança de humor, sorrisos, indicando sinais de satisfação dos usuários e familiares. Durante uma das intervenções do Projeto Cantoterapia, o idoso, Armando Zacarias de Souza pediu a equipe tocasse músicas de Roberto Carlos que trazia boas lembranças.

 


Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  
SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css