21/05/2019 16:00
  • Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte celebra o Dia da Mata Atlântica com plantio de mudas

Nesta segunda-feira, 27 de maio, celebra-se o Dia da Mata Atlântica e o Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte, por meio do Setor de Manejo Ambiental e do Centro de Educação Ambiental, vai comemorar a data com uma ação que se reveste de muito significado por se inserir nas finalidades da Unidade de Conservação, como o plantio de espécies típicas da Mata Atlântica nas áreas degradadas do Parque da Cidade. O evento começará às 9h com a participação das crianças do Projeto AMANA – Agente Mirim Ambiental de Natal, além dos participantes do Curso de Formação sobre a Mata Atlântica, ministrado pelo ambientalista Ronile Fernandes, na área do antigo Horto Pitimbu e que agora faz parte da área de preservação do Parque.

O Parque da Cidade Dom Nivaldo Monte compreende uma importante área de preservação e de beleza cênica, com um ambiente natural disponível para natalenses e turistas contemplarem e praticar esportes e serve como reserva do aquífero que abastece a cidade, além de ser lugar de educação ambiental, enfim, é uma área voltada à qualidade de vida. Nessa perspectiva o dia 27 será um marco na consolidação da proposta de preservação e de educação ambiental desenvolvida pela equipe do Parque da Cidade desde sua reabertura em 2014. Segundo o Chefe do Setor de Manejo Ambiental, Uilton Campos, já foram plantadas mais de duas mil mudas de espécies nativas da mata atlântica dentro da área que compreende a Zona de Proteção Ambiental -01, onde o Parque da Cidade está inserido, com mudas produzidas no Centro de Produção de Mudas do próprio Parque da Cidade. “Com essas ações, nós estamos indo na contramão do desmatamento e da degradação ambiental que o homem vem promovendo, com danos ambientais irreversíveis na maioria das vezes”, pondera Uilton Campos.

O Centro de Experimentos e Pesquisas Cientificas da Mata Atlântica proporcionará a transmissão de conhecimento e formação de novas equipes para o desenvolvimento do trabalho ambiental em todo o município de Natal. O patrimônio natural compreende áreas de importância preservacionista e histórica, beleza cênica, enfim, áreas que transmitem à população a importância do ambiente natural para que nos lembremos quem somos, o que fazemos, de onde viemos e, por consequência, como seremos. De acordo com o gestor, Carlos da Hora, esse dia 27 será uma prévia de como funcionará o Centro de Experimentos e Pesquisas Cientificas da Mata Atlântica, que será inaugurado em junho. “Com esse espaço a população de Natal e toda a comunidade acadêmica, do ensino básico à universidade, ganhará um novo espaço de pesquisa e ensino”, adianta o gestor. É o Parque da Cidade sendo utilizado como espaço de formação e transmissão de conhecimento em prol da melhor qualidade de vida dos visitantes e da população de Natal.

Para outras informações sobre o Parque da Cidade ou agendamento de visitas, ligue 3232-3074/3207/3368