21/05/2019 16:30
  • Prefeito Álvaro Dias conhece novo projeto de alfabetização da SME
Manoel Barbosa

Demonstrando prioridade na educação e nas necessidades do universo de pessoas analfabetas na cidade do Natal, o prefeito Álvaro Dias solicitou à Secretaria Municipal de Educação a construção de um projeto de alfabetização para jovens, adultos e idosos, com metodologia diferenciada de ações desenvolvidas anteriormente, de modo a atingir um universo maior de natalenses fora da faixa escolar.

Na tarde da segunda-feira (20), no gabinete da SME, aconteceu a apresentação do projeto piloto, com a participação do chefe do executivo e da titular da Educação, professora Cristina Diniz. A apresentação foi conduzida pela diretora do Departamento de Ensino Fundamental, Ednice Peixoto, e pela chefe do Setor de Educação de Jovens e Adultos, Edinara Silva de Menezes. Na ocasião, Edinara afirmou que o objetivo geral do projeto é promover a alfabetização de jovens, adultos e idosos, na perspectiva da pedagogia freiriana para superar o analfabetismo na cidade do Natal.

Desenvolver ações didático-pedagógicas para promover a formação integral dos alfabetizandos e incentivar o acesso, a permanência e continuidade da formação escolar na modalidade EJA, fazem parte dos objetivos específicos. O prefeito Álvaro Dias ressalta que o projeto de Alfabetização vai incluir pessoas analfabetas, que não tiveram acesso à alfabetização no tempo certo, estão fora da faixa escolar e também não participam das turmas da EJA. “Através da perspectiva freiriana, iremos ampliar o desenvolvimento pessoal, social e intelectual das pessoas, bem como valorizar seus conhecimentos e suas experiências ao longo da vida”.

Durante a reunião, também foram apresentadas a metodologia e execução do programa, a estrutura organizacional, distribuição das turmas e os recursos financeiros. O município do Natal apresenta população de 803.739 pessoas e taxa de analfabetismo de 7,87%, representando quase 50 mil pessoas analfabetas na capital.

Pedagogia Freiriana

A educação é um ato político, que pode contribuir para a transformação social e a libertação dos oprimidos (Freire, 1981). Foi com essa perspectiva que o educador Paulo Freire acreditava que a alfabetização poderia ser um instrumento para liberar os oprimidos da condição de pobreza e inferioridade que viviam. A pedagogia freiriana, que visava o enfrentamento do analfabetismo da população em nosso país, nos anos 1960, deixou sua marca.

No seu programa de alfabetização ou na sua pedagogia, valorizava as palavras do mundo vocabular dos grupos populares, o lugar do ser humano no mundo e seu diálogo com o outro, o valor social do seu trabalho e sua capacidade de transformar a natureza e transformar-se. Além disso, formulou conceitos de conscientização, educação libertadora, cultura popular, círculo de cultura e pedagogia do oprimido.