23/05/2019 15:00
  • SME realiza Curso de Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos

A inclusão de alunos surdos na sala de aula comum tem desafiado as unidades de ensino a repensar suas práticas pedagógicas e, construir novos caminhos para o ensino e a aprendizagem que considerem o desenvolvimento das potencialidades desses sujeitos. Neste contexto, a Secretaria Municipal de Educação, realiza durante três dias, até a próxima sexta-feira (24), o curso “Letramento, Bilinguismo e Educação de Surdos no Contexto Escolar Inclusivo”.

O curso faz parte das ações do Departamento de Ensino Fundamental e Setor de Educação Especial, e teve início na quarta-feira (22), no auditório do Centro Municipal de Referência em Educação Aluísio Alves (Cemure).

Considerando a proposta de Educação Inclusiva da Rede Municipal de Ensino e o número de alunos matriculados com surdez, a chefe do Setor de Educação Especial da SME, Érika Araújo, ressalta a importância dos cursos de formação. “A formação continuada visa oferecer subsídios teóricos e criar um espaço de interlocução das práxis dos professores que atuam em contexto inclusivo, a fim de discutir temas pertinentes às práticas pedagógicas significativas e fortalecer as ações educacionais na perspectiva bilíngue”.

A palestra de abertura foi ministrada pela professora doutora Cláudia Rosana Kranz, da UFRN, que abordou o tema “O desenho universal pedagógico no ensino e aprendizagem inclusivos na matemática”. “Falamos sobre o conceito de desenho universal pedagógico, e discuti a concepção de constituição do sujeito e constituição da deficiência, e também a nossa concepção de matemática, para pensarmos em como desenvolver práticas pedagógicas nas escolas, e que sejam inclusivas para além dos alunos surdos”.

A professora de Libras, única na rede que é surda, Daniela Soares de Siqueira, conta que por meio dos novos aprendizados e conteúdos estudados, conseguem aplicar de maneira efetiva na prática pedagógica, e trabalhar contextos de salas inclusivas. “Temos todas as realidades em sala de aula, e para que possamos desenvolver e pensar em estratégias e metodologias adequadas para atingir os nossos alunos”.

1. o professor tradutor Intérprete de Libras, Carlos Eduardo Pereira de Oliveira, as formações ajudam nas metodologias para aplicação em sala de aula. “Trocamos experiências com os colegas de curso, aprendemos novas estratégias para trabalhar com o aluno surdo e buscarmos ótimos resultados”.

Dia 23 de maio de 2019 — Quinta-feira

8h — O Papel do professor especializado na escola inclusiva