24/05/2019 06:00
  • Alunos da Escola Municipal Professora Vera Lúcia elegem líderes de sala de aula

A Escola Municipal Professora Vera Lúcia Soares Barros, localizada no bairro Pajuçara, zona Norte de Natal, iniciou, na manhã desta quarta-feira (22), o Projeto “Líderes de Sala de Aula”, onde os alunos puderam vivenciar uma experiência de campanha eleitoral e decidirem democraticamente quem escolhem para representar a turma. A votação acontece hoje, 22 de maio, com os alunos do 1º ao 3º ano, e na sexta-feira (24), com os estudantes do 4º e 5º ano, nos períodos matutino, das 8h às 9h, e vespertino, das 14h às 15h.

O objetivo do programa é que as crianças tenham a oportunidade de conhecer, entender e discutir na prática o seu papel enquanto cidadãos de uma sociedade. Para isto, os professores ensinaram sobre o processo eleitoral e desenvolveram trabalhos de conscientização, explicando a importância de votar em um candidato por suas propostas e não por serem amigos, por exemplo. Foram desenvolvidas, também, atividades para os candidatos criarem suas propostas, houve campanha e os alunos fizeram títulos de eleitores para a ocasião. Para o dia da eleição, a escola firmou uma parceria com o Tribunal Regional Eleitoral (TRE), então, além dos cadernos de votação que os professores fizeram, as crianças viveram a prática da votação com urnas eletrônicas cedidas pelo TRE.

A gestora administrativa, Sandra Maria Mendes de Campos Paula, explicou o motivo de elaborarem este momento para as crianças. “Ano passado, passamos pelo processo de eleição dos diretores na escola e também pelas eleições para governador e presidente, e isso gerou uma expectativa nas crianças. Então, fizemos esse projeto de eleição dos líderes de sala de aula, para que eles também vivessem esse momento. A nossa ideia é que os líderes eleitos tenham voz na escola e tragam para a direção as situações que eles vivem e o olhar do adulto não alcança. Dessa forma, eles entendem a importância de ouvir as propostas para saber se aquela pessoa representa meus interesses e como cobrar as ações dele”.

A professora Gilene Dantas falou sobre a eleição dos líderes de sala de aula. “Trabalhamos cidadania, liderança e até como eles devem se comportar não só na escola, mas também na sociedade. Com os alunos do 1º ano nós tivemos que usar uma linguagem mais acessível, mas eles entenderam e se divertiram muito com a campanha e, hoje, com a votação. Foi muito bom! Todas as escolas deveriam ter um momento como esse”.

O estudante do 3º ano, Adson Gabriel Barbosa da Silva, contou o que espera com a eleição do líder da turma e o que achou de todo o processo. “O candidato pode ajudar a professora e mostrar a ela o que os outros estão fazendo de errado, e eu acho que vai ser melhor na sala e vai ter menos bagunça. O que eu mais gostei foi de votar e usar a urna.”

O projeto, que já vem acontecendo, aproximadamente, há um mês, será finalizado na próxima sexta-feira, 31 de maio, em um evento que contará com a presença dos pais, com a posse dos líderes eleitos e entrega dos certificados.