11/06/2019 15:00
  • Secretaria de Saúde reativa Mesa de Negociação Permanente do SUS

A Mesa de Negociação Permanente do SUS é um espaço de negociação permanente do Sistema Único de Saúde (SUS) onde são discutidas e negociadas medidas para melhorias do SUS com representantes das partes interessadas. Desde as Pré-Conferências Municipais de Saúde, o secretário municipal de saúde, George Antunes, já havia demostrado o interesse em retomar as reuniões da Mesa SUS em Natal.

Nesta segunda-feira (10) o Mesa SUS foi reativa. A primeira reunião foi realizada no auditório do Departamento de Vigilância em Saúde (DVS) que fica localizado na Avenida Rodrigues Alves, tendo início às 9h e se estendendo até meio-dia. Nesta reunião houve representantes de cinco sindicatos e de representantes da Secretaria Municipal de Saúde (SMS), além de profissionais de discutindo assuntos de interesse da rede municipal de saúde num diálogo transparente sobre a gestão em busca de melhorias conjuntas. A reunião pretende continuar a acontecer mensalmente. Ficou acordado que a reunião da Mesa SUS será realizada todas as segundas terças-feiras de cada mês.

O principal ponto de discussão da Mesa SUS girou em torno da Portaria 060/2019, que define o número de plantões na jornada de trabalho dos servidores públicos municipais da Saúde. A portaria, apesar de atender a critérios técnicos e legais, foi revogada para que a discussão fosse feita junto aos representantes das diversas categorias. Ficou definido que as entidades sindicais apresentariam, dentro de 15 dias, um estudo detalhado do impacto na saúde do trabalhador em função do cumprimento dos 10 plantões, para quem tem uma carga horária de 30 horas semanais. O documento será apresentado e discutido na próxima reunião, marcada para o dia 9 de julho.