18/09/2019 13:16
  • Prefeito Álvaro Dias assina convênio em lançamento do RN + Saudável
Alex Régis

O Prefeito de Natal, Álvaro Dias, assinou o convênio de adesão ao programa RN + Saudável, do Governo do Estado. O lançamento aconteceu nesta quarta-feira (18/09), na Escola Atheneu, em Petrópolis. A governadora Fátima Bezerra recebeu prefeitos participantes do projeto e autoridades em um evento no ginásio Sylvio Pedroza.

Falando como representante dos municípios, que aderiram ao programa, através de convênio, o chefe do executivo da capital potiguar afirmou que a iniciativa é importante para preservar a saúde da população. “Estamos entrando ao lado de outras prefeituras, para implantar esse programa. É um projeto que vai promover palestras, visitas, encontros e ações para demonstrar a importância de uma vida saudável”, declarou Álvaro Dias.

Após visitar os estandes montados na escola estadual, e receber os cumprimentos de expositores e alunos, o prefeito Álvaro Dias reafirmou o interesse em seguir com as parcerias para levar melhorias à população da capital potiguar. “Coloco a Prefeitura à disposição para a realização de parcerias como esta que estamos celebrando hoje. Sempre que a Prefeitura for chamada à ajudar estaremos à disposição para tornar o nosso estado melhor”, afirmou.

Álvaro Dias ainda visitou o projeto piloto de comunicação radiofônica organizado pelos alunos do Atheneu. Ao observar a necessidade de modernização em alguns equipamentos, o prefeito se comprometeu a colaborar com os estudantes que “tocam” a Rádio Interação da escola.

RN + Saudável

Segundo a governadora Fátima Bezerra, o programa vai envolver, além da participação das prefeituras, 16 pastas de sua gestão, sob a coordenação da Secretaria de Estado da Saúde Pública (Sesap). Os projetos serão executados em todas as regiões do estado, por meio de Termos de Cooperação Técnica a serem celebrados.

“Não poderia ser mais emblemático o fato de estarmos lançando um programa que tem um caráter tão pedagógico como esse em uma escola. Esse é um programa de cidadania”, enfatizou. Entre os objetivos do RN + Saudável, estão impulsionar a alimentação saudável e a segurança alimentar, com estímulo à produção e ao consumo de alimentos oriundos da agricultura familiar; incentivar o estilo de vida ativo, por meio de práticas corporais e atividades físicas; estimular a inclusão de atividades de educação e promoção à saúde, por meio da educação popular, entre outras ações.