08/10/2019 14:40
  • Sons da Terra encerra temporada de concertos didáticos nas escolas

O Coral Municipal “Sons da Terra”, da Secretaria Municipal de Educação (SME), encerrou a temporada anual de concertos didáticos nas unidades de ensino, e realizou suas últimas apresentações na manhã desta terça-feira (08/10), na Escola Municipal Professor Ascendino de Almeida e no CMEI Professora Antônia Fernanda Jalles, ambos localizados no bairro Pitimbu. O concerto intitulado “Canta Brasil” apresentou como nasceu a música popular brasileira a partir de três culturas: indígena, portuguesa e africana. O coral cantou ritmos brasileiros mostrando a importância da música no contexto histórico da formação cultural brasileira.

Na Escola Municipal Profº Ascendino de Almeida, a quadra esportiva ficou lotada com alunos para assistirem ao concerto didático e acompanharam todas as músicas com bastante interesse. No final da apresentação, os estudantes fizeram algumas perguntas relacionadas às canções e a composição do coral. A aluna Marina da Silva Santos, de 11 anos, acompanhava a apresentação com bastante atenção nas músicas e comentou que era a primeira vez que assistia um grupo de canto coral. “Achei bom e gosto de cantar um pouco. Porque gosto de ouvir música quando não estou estudando”, disse.

No CMEI Fernanda Jalles, o público era formado por crianças do Nível I ao IV, despertando a curiosidade pelas músicas ligadas ao adágio popular, próprias da faixa etária das turmas. A gestora administrativa, Maria de Fátima Oliveira Araújo, ressaltou que é sempre um prazer receber a visita do coral nesse encantamento que traz a criança. “Nesse concerto especial, falando da cultura brasileira, sinto que aguçou as crianças no interesse e na descoberta dessa influência de outras raças na composição dessa música brasileira”, afirmou Fátima Oliveira.

A professora e regente Rosângela Albuquerque, explicou que o encerramento desta maratona de conceitos didáticos foi um sucesso, com todas as apresentações acontecendo no dia marcado e que o coral sempre foi bem recebido pelas escolas, mostrando que o grupo segue no caminho certo e é necessário se fazer presente nessas aulas didáticas com a música brasileira, ampliando o conhecimento dos estudantes. “Esse concerto em especial, Canta Brasil, tem sido muito proveitoso, porque apresentamos de uma forma bem didática, explicando a formação da música popular brasileira que coincide com a formação do povo brasileiro e da nossa cultura. Foi bem aceito e muito bem acatado pelas escolas e pelos alunos”, avaliou Rosângela.

Com o encerramento dos concertos didáticos nas escolas, a partir de agora, o coral Sons da Terra se dedicará aos ensaios para fazer a abertura do Encontro de Corais de Natal (Enconat) a ser realizado no mês de novembro.