Lei de Acesso
 

Faça sua busca pelo site


Notícias

natal.rn.gov.br » Notícias » Notícias

27/04/2020 19:14
  • Prefeitura disponibiliza conteúdo cultural para a quarentena dos natalenses

Shows nacionais, palestras, debates literários, DVD’s e Cd’s de artistas potiguares, mostras, shows de humor, artes visuais, dança e muito mais. Tudo sem sair de casa. A Prefeitura do Natal, através da Secretaria de Cultura (Secult-Funcarte), disponibiliza a partir de hoje (27) a maior plataforma digital de conteúdo cultural para o período de quarentena no enfrentamento a Covid-19.

 

Através do canal oficial da Prefeitura do Natal no Youtube https://www.youtube.com/natalprefeitura, a população terá acesso ao projeto “Cultura na Cidade - Edição Especial” com todas as produções e conteúdos nas áreas artísticas patrocinadas pela Prefeitura nos últimos anos através de Editais, Leis de Incentivo, Fundo Municipal de Cultura e Eventos Tradicionais realizados.

 

“Trata-se de uma oportunidade de conhecer e rever projetos na área da música, dança, audiovisual, literatura, teatro, artes visuais, linguagens urbanas, festivais, mostras, shows e tudo de melhor que os artistas produzem através dos incentivos da Prefeitura do Natal”, comenta o secretário de Cultura de Natal, Dácio Galvão, sobre a plataforma inédita na história da cultura do RN. A cada semana a população terá novidades com conteúdos especiais.

 

A Prefeitura do Natal investiu R$ 30 milhões na economia criativa da cidade somente em 2019, gerando emprego e renda através de centenas de projetos dentro do Natal em Natal, editais de fomento, São João de Natal, Fundo de Incentivo à Cultura (FIC) e a Lei Djalma Maranhão, que tornaram-se referência em política pública para a Cultura, reconhecido pelos natalenses, turistas e pesquisas da Fecomércio através de aferição econômica. "Devido às restrições na circulação das pessoas por causa da Covid 19, os projetos culturais em geral sofreram uma descontinuidade e o que estava previsto pela Prefeitura também, por isso é importante  nesse momento darmos o acesso às pessoas de todo esse acervo até para que se busque e valorize a cultura natalense e os artistas daqui que não ficam nada a dever em termos de qualidade ao que é produzido nas cidades maiores", diz o prefeito Álvaro Dias. 

 

Agora, o natalense poderá conferir toda essa produção cultural sem sair de casa, inclusive reviver shows, apresentações e até debates. Confira a programação que está no ar para esta semana:

  
AUDIOVISUAL

TELA CINE NATAL: PRIMEIRA TEMPORADA:

Programa de exibição dos curtas metragens dos realizadores, cineastas e videomakers da cena local, patrocinados pela Prefeitura do Natal, através das edições do Cine Natal.

 
EPISÓDIO 1

CURTA METRAGEM: A PARTEIRA.

Direção: Escrito e Dirigido por Catarina Doolan

A produção narra a história de Donana, parteira com mais de meio século de ofício que representa a resistência da tradição e humanização ao parto na Região de São Gonçalo do Amarante, no Rio Grande do Norte. A obra foi premiada em diversos festivais, entre eles, a 23ª Mostra de Cinema de Tiradentes – MG.

 

LITERATURA

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL LITERÁRIO DE NATAL 2017

MESA: Mistura de Versos: Poesia, Cordel e Rap:

Convidados:

Manoel Cavalcante – RN; Regina Azevedo – RN e Fábio Brazza – SP.

Mediação: Carlos Fialho – RN.

Assista ou reveja os diálogos do debate sobre poesia, cordel e RAP, com os jovens poetas e escritores convidados da Edição do FLIN 2017.  Manoel Cavalcante, do RN; Regina Azevedo do RN e Fábio Brazza, de SP.

 

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL LITERÁRIO DE NATAL 2017

MESA: Tropicalismo: inserção e desdobramentos.

Escritores Convidados:

José Carlos Capinan, Carlos de Souza.

Participação Especial; Gereba Barreto.

 

MESA: O Escritor Militante.

Escritores Convidados:

Zuenir Ventura, Mauro Ventura e Edney Silvestre.

Participação Especial: Gereba Barreto.

Confira duas importantes mesas debatedoras da edição do FLIN 2017, gravadas ao vivo na Tenda do Autores, do Festival Literário de Natal, na Praça Augusto Severo, na Ribeira, no dia 08 de novembro de 2017.

 

PROGRAMAÇÃO FESTIVAL LITERÁRIO DE NATAL 2017

FESTIVAL DE VIOLA

Apresentações violeiros:

Sebastião Dias e Zé Carlos do Pajéu / Oliveira das Panelas e Zé Viola / Ivanildo Vila Nova e Raimundo Caetano / Valdir Teles e Severino Feito / Ismael Pereira e Jonas Bezerra / Aboiador Amâncio Sobrinho.

Pocket Show: Jessier Quirino. Participação Especial.

Gravado ao vivo na Tenda dos Autores – Festival Literário de Natal – FLIN

Edição 2017. De 8 a 11 de novembro, na Praça Augusto Severo, na Ribeira /Natal.RN. 

 

MÚSICA

LEI DJALMA MARANHÃO APRESENTA: FESTIVAL MPBECO 2018

Confira a apresentação dos finalistas do Festival MPBECO de 2018, em performances ao vivo na Praça 7 de setembro. Produção Executiva e Direção de Produção: Dorian Lima. Produção Musical de Júlio César Pimenta e Produção, Direção e Edição de Imagens, Augusto Luís e Danielle Brito.

Performances e interpretações ao vivo:

Gustavo Lamartine, Grupo Escolar, Hardy Guedes, Patrícia Palhano, Pangaio, Maguinho da Silva, Ivando Monte, Priguissa, Os Grogs e Rani de Morais.

 

ÁREA: MÚSICA / AUDIOVISUAL

FUNDO DE INCENTIVO À CULTURA APRESENTA: CHICO BEETHOVEN, 30 ANOS DE CARREIRA.

Participações especiais: Alphorria, Perfume de Gardênia, Luna Hesse, Frevo do Xico.  Gravado, mixado e masterizado por Jubileu Filho, Direção: Jota Marciano, Texto: Fernando Suassuna, Gravado por Studium Jota Marciano. TCP, Natal/RN.

 

MÚSICA / AUDIOVISUAL

LEI DJALMA MARANHÃO APRESENTA: LENO AO VIVO. O MUNDO DÁ MUITAS VOLTAS. 

Participações especiais: Camila Masiso e Daniela Abreu em “Lixo Eletrônico” e “Pobre Menina”. Gravado por Megaphone Estúdio Móvel no Centro de Convenções de Natal.  Direção Artística: Leno Azevedo.  Filmagem: Digital Produções.

 

LEI DJALMA MARANHÃO APRESENTA: MÚSICA INSTRUMENTAL POTIGUAR. PROJETO SOM DA MATA. VOLUME 9 - 2019

Participações: Darlan Marley, Eduardo Taufic, Duetto Cabroso, Cacá Veloso, Duo Taufic, José Fontes, Jubileu Filho, Stallone Terto, Daniel Ribeiro, Priscila Matos & Subindo a Ladeira, Marco Antonio da Costa, Frevo do Xico.  Gravado por Megaphone Estúdio Móvel no Centro de Convenções de Natal.  Direção Artística: Marcos Sá de Paula.  Direção Musical: Paulo de Oliveira.

 

DANÇA

O BALLET MUNICIPAL DE NATAL E ESCOLA MUNICIPAL DE DANÇA ROOSEVELT PIMENTA  APRESENTAM:

“EN PROMENADE, A HISTÓRIA DA DANÇA” 

Espetáculo de encerramento das atividades de 2017, do Ballet Municipal de Natal e da Escola Municipal de Dança Roosevelt Pimenta, nos dias 8 e 9 de dezembro, no Palácio dos Esportes, Natal.  Direção: Coreógrafo e Professor Dimas Carlos. Convidados Especiais: Anne Jullieth (15 anos) e Afonso Garcia, Bailarinos da Companhia Brasileira de Danças Clássicas. Grupos participantes do 2º Tanz Festival de Dança.

 




Compartilhar no Facebook   Compartilhar no Twitter   Enviar por E-mail   Gerar para Arquivo/Imprimir  

SEMPLA desenvolvimento. Seguimos as seguintes recomendações de projeto: w3c_aa w3c_xhtml w3c_css