SAMU promove oficina de definição de portas de urgências de Natal

O Serviço de Atendimento Móvel Urgência (SAMU) promoveu na manhã desta quinta - feira (2), em sua sede, uma oficina de definição das portas de Urgência de Natal. A oficina contou com a participação do secretário de saúde, Cipriano Maia, do coordenador de Urgência e Emergência Municipal de Natal, Adson Vale, do diretor do Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas (DRAC), Haroldo Melo, e representantes de hospitais do estado.

Segundo o coordenador de Urgência e Emergência Municipal de Natal, Adson Vale, o objetivo da oficina é traçar o perfil de atendimento das Unidades de Atenção de Urgência de Natal.

“Convidamos alguns hospitais para saber da infra-estrutura, dos recursos humanos e da capacidade e característica de atendimento do paciente da Urgência e Emergência das portas de emergência na cidade. Já foram realizadas algumas oficinas para definir as obrigações e o papel de cada órgão na melhoria do atendimento e regulação dos serviços” disse Adson.

O diretor do (DRAC) da SMS, Haroldo Melo, apresentou propostas para implementação da Central Metropolitana de Regulação, dentre elas: a gestão do município compactuada com o Estado; o comando único da central do município; a formação de uma comissão de apoio com membros da SMS; Comissão de Intergestores Regionais - CIR e Sesap; diagnóstico da rede com perfil definido dos estabelecimentos de saúde e dos profissionais.

E ainda, o diagnóstico da regulação da assistência com o perfil da rede definido; qualificação dos profissionais da Rede de Assistência e da Regulação; monitoramento e avaliação de ações de regulação; organização da rede para regular 100% da capacidade de exames, consultas e internações pelo Sistema Sisreg e revisão dos contratos e convênios em conformidade com o diagnóstico e necessidades identificadas.

Essa é a segunda oficina promovida para debater os problemas enfrentados hoje, pelo Departamento de Regulação, Avaliação e Controle de Sistemas e tem a intenção de definir as principais diretrizes para viabilizar uma Central Metropolitana de Regulação de cogestão com o Estado, comandadas pelo município, que atenda de maneira eficaz às necessidades da população.

A Comissão de Intergestores Regionais (CIR) e Sesap é composta pelas cidades de Natal, São Gonçalo do Amarante, Macaíba e Extremoz.