Secretários fazem ação emergencial para reparo da cidade

A prefeita de Natal Micarla de Sousa criou nessa sexta-feira (16) um grupo emergencial para atuar nas quatro regiões da cidade nos reparos aos danos causados pelas chuvas. A equipe passou todo o sábado (17), desenvolvendo ações para minimizar o sofrimento da população.

Os secretários João Bastos (Serviços Urbanos), Kalazans Bezerra (Meio Ambiente e Urbanismo), Kelps Lima (Trânsito e Transporte), Demétrio Torres (Obras e Viação), Bosco Afonso (Urbana), João Ananias (Esporte e Lazer), Elias Nunes (Educação) e Paulo Araújo (Desenvolvimento Comunitário), além da equipe do plantão social da Secretaria Municipal de Trabalho e Ação Social (Semtas), permaneceram de plantão e em alerta, durante todo o final de semana. “Estamos atuando diuturnamente”, disse João Bastos (Serviços Urbanos), coordenador do grupo emergencial.

De acordo com a secretária adjunta da Secretaria Municipal de Trabalho e ação Social (SEMTAS), Manuela Costa Lima, uma equipe do plantão social da secretaria visitou trechos em Nova República, comunidade do Novo Horizonte, Quintas, Felipe Camarão e a Ocidental de Baixo no Alecrim, fazendo o trabalho de apoio a possíveis desabrigados. “Na Ocidental de Baixo alojamos nove pessoas na Igreja Adventista da comunidade, pois elas tiveram a estrutura de suas residências comprometidas, correndo o risco de desabarem”, disse Manuela.

“Organizei equipes por vários pontos da cidade para fazer a limpeza de galerias pluviais”, completou o secretário de Obras e Viação, Demétrius Torres. Ele declarou que este trabalho terá continuidade, mesmo fora do período emergencial. O secretário informou também que todas as bombas das lagoas de captação de águas de chuvas da cidade estão funcionando sem problemas.

Já as equipes de garis da Urbana também atuaram na avenida Airton Senna, próximo ao Serrambi IV, fazendo a limpeza de uma galeria de águas pluviais, que estava entupida por conta do acúmulo de lixo, o que provocou o alagamento da pista, dificultando o tráfego de veículos.
Avaliação

O coordenador do grupo emergencial, João Bastos, fez uma avaliação positiva sobre os trabalhos desenvolvidos pela prefeitura por conta das chuvas. “A situação é tranqüila, com a trégua dada pelas chuvas. No entanto, continuamos em estado de alerta para nos prevenir de algum outro temporal que caía em Natal a qualquer momento”, informou o secretário. O gestor da SEMSUR disse ainda que foi interditada no sábado (17) a Ponta do Morcego, na Praia do Meio, em ação conjunta com o Corpo de Bombeiros.