Defesa Civil está atenta para ocorrências causadas pelas chuvas em Natal

Com as chuvas que estão caindo em Natal, a Defesa Civil está monitorando as áreas de risco da cidade. Até o momento, não foi registrado nenhuma ocorrência grave. Segundo o secretário Adjunto de Defesa Civil e Direitos Humanos, Urbano Medeiros, o Grupo de Ação de Emergência está de prontidão para atuar de forma emergencial caso seja necessário.

O grupo, formado por 30 agentes patrimoniais, foi criado pela Secretaria Municipal de Segurança e Defesa Social, com o objetivo de atuar tanto em caráter emergencial, como inundações e desmoronamentos provocados pela chuva, por exemplo, como em caráter preventivo. De acordo com levantamento efetuado pela Semdes, existem em Natal 74 áreas de risco, sendo 20, de alto risco.

O contingente foi treinado pela Cruz Vermelha e apresentado ao prefeito Carlos Eduardo em solenidade realizada dia 12 do mês passado, no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, constituindo-se no primeiro instalado em Natal. Além dos equipamentos de proteção individual, como luvas, capacetes, botas, capas, os agentes  dispõem de dois veículos para atender as ocorrências.

Prevenção

De acordo com o secretário Adjunto de Defesa Civil e Direitos Humanos, Urbano Medeiros,  no último dia 10, a Prefeitura terminou a vistoria em 60 lagoas de captação. A operação foi iniciada há 40 dias abrangendo as quatro Zonas da capital e constou da verificação de conservação das cercas, funcionamento das bombas de drenagem, a existência de lixo nas cercanias  e se havia canalização clandestina de água servida para dentro das lagoas. Identificados os problemas, foram encaminhados relatórios para órgãos municipais para que as providências sejam tomadas.