Prefeito lança Semana do Meio Ambiente 2013 no Bosque das Mangueiras

“Consciência e atitude mudam o mundo”, com este tema a Prefeitura do Natal lançou nesta terça-feira (4), a Semana do Meio Ambiente 2013 (Sema), no Bosque das Mangueiras. O evento tem como objetivo despertar a consciência ambiental dos natalenses com diversas atividades de educação, cultura e entretenimento. A solenidade contou com a presença do prefeito Carlos Eduardo Alves abrindo oficialmente a programação, que segue até o próximo domingo (9).
Carlos Eduardo destacou que hoje estão sendo iniciadas as comemorações do Dia Mundial do Meio Ambiente, celebrado nesta quarta-feira (5), e que a Prefeitura esta cumprindo com o seu dever para colaborar com as questões ambientais do Município. “Devemos ampliar cada vez a consciência ambiental, pois sabemos que o Meio Ambiente é sinônimo de vida. E para fazemos isto precisamos da educação ambiental desde cedo das crianças, para que assim elas possam entender a importância da defesa e preservação do meio ambiente”, disse.

Em seu discurso, o prefeito adiantou ainda que o Executivo deve lançar nos próximos meses um programa em parceria com a UFRN para plantar 100 mil arvores em toda a cidade e que vai devolver o Parque da Cidade funcionando para a população. “Esse projeto do plantio é muito importante e também vamos resgatar o parque Dom Nivaldo Monte, recuperá-lo e ter de volta aquela estrutura com o Memorial de Natal, Biblioteca e a primeira escola de Educação Ambiental de Natal, que chegou a ter durante todos os dias escolas que iam lá para cursos de noções de fauna e flora”, comentou.

Ainda durante a cerimônia de abertura dois importantes instrumentos para a preservação da natureza foram lançados pela Prefeitura. O primeiro deles foi o programa “Terra Viva- Natal Sem Contaminação do Solo”, em parceria com o Ministério Público Estadual, que visa identificar e gerenciar as áreas com possíveis focos de contaminação na cidade. O termo de compromisso foi assinado pelo prefeito Carlos Eduardo e pelo promotor do Meio Ambiente, João Batista Machado.

O titular da Semurb, Marcelo Saldanha Toscano, ressaltou que a missão da secretaria “ é cuidar do meio ambiente, e por isso o programa está sendo lançado para gerenciar as áreas que estão ou estiveram ocupadas por atividades potencialmente poluidoras, com riscos eminentes de contaminação do solo ou dos recursos hídricos. Para isso um grupo de trabalho foi formado sob coordenação da pasta e participação da Urbana, Guarda Municipal e Vigilância Sanitária”, explica.

Já o promotor de Meio Ambiente do Ministério Pública destacou que “esse programa tem um cunho preventivo, ou seja, vai fazer uma investigação ao longo dos próximos meses para identificar se existem áreas contaminadas e caso ocorra desenvolver um trabalho de preservação, conscientização e recuperação”, conta.

Outra ação lançada na abertura da Sema 2013, foi o projeto “A sombra da mangueira” de lazer, educação e entretenimento, que incentiva a leitura e a consciência ambiental para as crianças e adolescentes, também coordenado pela Semurb. Ainda Segundo Marcelo Toscano, “ele vai acontecer no último sábado de cada mês, sempre no Bosque das Mangueiras. Será um circuito ambiental realizado à sombra das árvores, visando principalmente incentivar a leitura e tendo como pilar a educação ambiental”, revela.

A programação da Sema 2013 começou às 8h30, com a realização de oficinas pelos parceiros nos estandes, e logo em seguida houve apresentação da Banda da Policia Militar e do Coral Som das Águas da Companhia de Esgotos do RN (Caern). Além do lançamento do Selo Internacional de “Cooperação pela Água”, pelos Correios com a presença do gerente comercial da instituição, Marcos Antônio dos Santos. “Nós queremos nos congratular com a prefeitura e fizemos um gesto simples para marcar o ano internacional da água, pois os selos fazem o registro e homenagem a fatos contemporâneos, históricos e importantes”, comenta.

PROGRAMAÇÃO- A programação no Bosque das Mangueiras segue até quinta-feira (6), sempre das 8h30 às 12h e das 14h às 17h . São oficinas de reciclagem, exposições, pintura de rosto, artesanato sustentável, trilha ecológica, contação de histórias, saúde em dia, programa Cozinha Brasil do Sesi e atividades culturais com teatro de mamulengos, apresentações musicais e de dança.

Na sexta-feira (7), acontece um ciclo de palestras na UnP, unidade da avenida Nascimento de Castro, com temas sobre Resíduos Sólidos, Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Coleta Seletiva, mudanças climáticas, turismo e compensação de carbono, entre outras.

E no sábado (8), a partir das 9h haverá uma caminhada nas trilhas do Parque da Cidade com um mutirão de limpeza por um grupo de escoteiros. O evento se encerra no domingo (9) com passeio ciclístico, na região oeste da cidade, das escolas municipais, e uma caminhada na via costeira promovida pela OAB-RN.