Projeto CicloNatal será lançado nesta quarta-feira

Pesquisas recentes apontam Natal como à cidade mais sedentária do Brasil. Para acabar com esse rótulo indesejável a Prefeitura do Natal busca implementar políticas e ações de incentivo a pratica de atividades físicas. No mês de maio a secretaria municipal de Juventude, Esporte e Lazer e Copa do Mundo (Secopa), lançou o programa “Nossa Cidade Mais Saudável” que promoveu ações nas Avenidas Itapetinga (Zona Norte) e Afonso Pena (Zona Leste). Para incrementar ainda mais esse programa municipal de lazer e qualidade de vida, nesta quarta-feira (05), as 11h00 horas, no salão nobre do Palácio Felipe Camarão, o prefeito de Natal, Carlos Eduardo, irá receber representantes da Federação Norteriograndense de Ciclismo e membros de associações da modalidade para anunciar o lançamento do projeto CicloNatal.

Neste domingo (09), das 7 da manhã até o meio-dia, a faixa esquerda (nos dois sentidos) da Avenida Hermes da Fonseca da Praça das Flores até o cruzamento da Av. Alexandrino de Alencar, (com possibilidade de ir até o Parque das Dunas), será interditada pelos agentes de trânsito da secretaria municipal de Mobilidade Urbana (Semob), só será permitida a circulação de ciclistas que serão os donos do espaço. Durante todo o percurso existirão pontos de hidratação com a distribuição de água para os participantes, como também será disponibilizada uma área para atendimento médico. Profissionais de educação física da secretaria municipal de Juventude, Esporte e Lazer e Copa do Mundo (Secopa) estarão no local para auxiliar os ciclistas com noções de alongamento e de como praticar exercícios da maneira correta.

O secretário municipal de Esporte e Lazer, Luiz Eduardo Machado, explica que o projeto CicloNatal atende a uma reivindicação antiga da população natalense que desejava ter mais espaços exclusivos para pedalar. Ele aposta no sucesso da ação e convida os amantes do ciclismo a desfrutarem desse projeto dedicado a eles: “Espero que os ciclistas de Natal apostem nessa idéia e transformem o CicloNatal num projeto vencedor”. O titular da Secopa adiantou que a Prefeitura do Natal tem a intenção de expandir o programa para outras regiões da cidade.

O secretário ainda lembrou que os projetos de reestruturação da Orla de Natal e de Mobilidade Urbana para a Copa do Mundo recentemente apresentados pela atual administração municipal prevêem a construção de ciclovias na cidade. Para Luiz Eduardo Machado, essas iniciativas mostram a preocupação do poder público municipal em relação a essa pratica esportiva que traz benefícios incalculáveis: “O investimento em ciclovias estimula a população a buscar esse meio de transporte que é mais barato e traz mais saúde e qualidade de vida para os cidadãos”, enfatizou o secretário.