Escolas municipais participam da programação da Semana do Meio Ambiente

Crédito da imagem: Assessoria de Imprensa Semurb

No segundo dia de programação da Semana Do Meio Ambiente (Sema) 2013, mais alunos das escolas municipais de Natal participaram das atividades desenvolvidas no Bosque das Mangueiras pela Prefeitura de Natal. Na manhã desta quarta-feira (5), Dia Mundial do Meio Ambiente, foi a vez dos estudantes da Escola Municipal Zuleide Fernandes.

Com o tema “Consciência a atitude mudam o mundo”, o evento é coordenado pela secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb) e quer chamar a atenção para os pequenos gestos que ajudam a preservar o meio ambiente, tendo como base a educação ambiental.

Cerca de 60 alunos com faixa etária de 9 a 12 anos fizeram trilha pelo bosque para reconhecimento da flora local, conheceram a exposição fotográfica “Natal Ontem e Hoje” da Semurb, que conta a história da capital potiguar e participaram de oficinas de educação alimentar, pintura de rosto e contação de histórias.

Para a professora da escola, Nely Castro, a importância das crianças participarem de atividades como esta é a orientação. A aluna, Letícia de Meira, de 11 anos, conta que aprendeu coisas novas na visita de hoje. “Aprendi sobre a história de Natal e achei interessante ver como era a cidade antes de eu nascer”, disse. Já a estudante Ruth Késia, de 9 anos, fala que aprendeu sobre a importância “ de não jogar lixo no chão” e sobre a função das árvores.

As crianças também assistiram a apresentações culturais da Banda Marcial Lins de Ouro do Grupo de Escoteiros Poti Cavalcanti e do Carimbó e Ciranda do Grupo de Idosos do Marli Sarney.

PROGRAMAÇÃO- A programação no Bosque das Mangueiras continua nesta tarde e segue até a quinta-feira (6), sempre das 8h30 às 12h e das 14h às 17h . São oficinas de reciclagem, exposições, pintura de rosto, artesanato sustentável, trilha ecológica, contação de histórias, saúde em dia, programa Cozinha Brasil do Sesi e atividades culturais com teatro de mamulengos, apresentações musicais e de dança.

Na sexta-feira (7), acontece um ciclo de palestras na UnP, unidade da avenida Nascimento de Castro, com temas sobre Resíduos Sólidos, Fiscalização e Licenciamento Ambiental, Coleta Seletiva, mudanças climáticas, turismo e compensação de carbono, entre outras.

E no sábado (8), a partir das 9h haverá uma caminhada nas trilhas do Parque da Cidade com um mutirão de limpeza por um grupo de escoteiros. O evento se encerra no domingo (9) com passeio ciclístico, na região oeste da cidade, das escolas municipais, e uma caminhada na via costeira promovida pela OAB-RN.