Avenida Afonso Pena ganhará paisagismo e urbanização

Os canteiros centrais da avenida Afonso Pena serão revitalizados e urbanizados. O projeto foi apresentado ao prefeito Carlos Eduardo nesta sexta-feira, 07, pelo secretário municipal de Serviços Urbanos, Raniere Barbosa, em reunião realizada no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão que também contou com a presença do secretário de Gabinete Civil, Sávio Hackradt.

“O novo paisagismo consta da melhoria dos meios-fios, colocação de piso intertravado nos locais de estacionamentos já existentes ao longo dos canteiros, bancos, iluminação cênica e instalação de um posto de atendimento à Saúde (na confluência com a Rua Maxaranguape) para instruir e orientar as pessoas que costumam fazer caminhadas ao longo da avenida Afonso Pena” explicou Ginany Gosson, diretora de Operações e Manutenção da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur).

O prefeito Carlos Eduardo aprovou as novas intervenções que contemplam a avenida, desde a rua Joaquim Fabrício (próximo ao Castelinho) até a rua Potengi (esquina com o CCAB de Petrópolis). De imediato, determinou ao secretário Raniere Barbosa que enviasse o projeto para a equipe técnica proceder com o processo de orçamento.

De acordo com o secretário Raniere Barbosa, numa segunda etapa, a Afonso Pena será contemplada com outro projeto de urbanização. Desta vez, com a implantação de calçadas padronizadas, acessibilidade e travessia de pedestre.

Mercado Modelo

O prefeito Carlos Eduardo participou em seguida de uma reunião para discutir as obras de construção do Mercado Modelo de Natal, no bairro das Rocas, cujo projeto já se encontra na Caixa Econômica Federal para análise e aprovação, e posterior licitação. Além do secretário Raniere Barbosa e da assessora técnica da Semsur, Maria da Conceição Sousa, também esteve presente Miguel Hélio de Carvalho Júnior, representante da Gerência Interna de Desenvolvimento Urbanístico e Rural da Caixa Econômica Federal (GIDUR/CEF).

Com a reforma, o novo mercado ganhará 82 boxes, praça da alimentação com wi-fi, câmara filmadora, elevador e acessibilidade. “O mais importante não é apenas os equipamentos e a estrutura moderna que ele terá , mas a obra em si porque vai potencializar a vocação da cidade que é o turismo”, ressaltou o titular da Semsur, Raniere Barbosa. O novo mercado será erguido no mesmo local do antigo equipamento situado no pátio da feira das Rocas.

Segundo ele, a recuperação do mercado está orçada em R$ 3,2 milhões. Desse total, 2,8 milhões são provenientes de recursos próprios e os R$ 842 mil restantes, do Ministério do Turismo, recursos do Orçamento Geral da União (OGU), que foram recuperados pela atual administração municipal. Com relação às obras que serão realizadas no entorno do pátio da feira e Praça Irmã Vitória, que já estão sendo licitadas, Raniere Barbosa acrescenta que serão somados quase um R$ 1 milhão de recursos para a execução.

Ficou decidido a realização de uma nova reunião técnica entre os engenheiros da Secretaria Municipal de Obras Públicas e Infraestrutura (Semopi) e equipe técnica da CEF para esclarecer pendências de reprogramação do contrato do Mercado Modelo das Rocas, na próxima terça-feira, dia 11.