Carlos Eduardo garante apoio ao Cine Natal

Crédito da imagem: Marco Polo

Carlos Eduardo garante apoio ao Cine Natal

O projeto do 1º Festival Audiovisual da Cidade do Natal (Cine Natal) foi apresentado na tarde desta segunda-feira (10) ao prefeito Carlos Eduardo pelo presidente da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte), Dácio Galvão. A exposição foi realizada no Salão Nobre do Palácio Felipe Camarão, com a presença dos parceiros Goiamum Audiovisual e Fest Natal. O prefeito garantiu apoio à iniciativa.

A primeira etapa do projeto será o lançamento do 1º Edital de curta-metragem de ficção, marcado para o dia 19 deste mês, data em que se comemora o Dia do Cinema Brasileiro. Fruto de uma construção coletiva, o Cine Natal foi formatado a partir de um diagnóstico elaborado após uma série de encontros com entidades e da classe audiovisual que apoiaram as principais demandas do setor. Os idealizadores consideram o desafio difícil mas possível: materializar um projeto que atenda os atuais anseios e que seja capaz de pavimentar o caminho para os próximos quatro anos.

De acordo com levantamento realizado pela Funcarte, o Rio Grande do Norte já possui uma considerável produção de documentários em curta-metragem, oriunda de pequenas produtoras e realizadores independentes. Embora esta produção já esteja sendo catalogada e organizada através de arquivos de memória do Goiamum Audiovisuais e da recém-criada Cinemateca Potiguar, esse conteúdo ainda não foi capaz de romper barreiras e ganhar visibilidade.

“É nesta lacuna que pretende atuar o Cine Natal. Não se trata de mais um Festival e sim de um processo de desenvolvimento para o audiovisual local, que engloba várias etapas e dialoga diretamente com entidades e festivais, como os parceiros Goiamum e FestNatal”, destacou o presidente da Funcarte.

A segunda etapa do Cine Natal consiste no seminário “E por falar em Cinema”, que acontecerá nos dias 16 e 17 de outubro, em Natal, e contará com quatro encontros, uma leitura aberta de roteiros de ficção e uma aula-espetáculo, objetivando a formação, articulação, troca de experiências e a difusão. Este seminário abrigará o 1º Encontro de Diretores de Cinema de Língua Portuguesa, com participação de cineastas convidados do Brasil e Portugal, marcando também o Ano de Portugal no Brasil.

O organizador do Fest Natal, Valério Andrade, fez questão de ressaltar que, durante a primeira gestão do prefeito Carlos Eduardo, a Prefeitura do Natal sempre apoiou o evento e que tem certeza de que o apoio continuará na atual gestão, não só para este evento, mas de outros em favor da cultura. E um dos exemplos é o projeto Cine Natal. O prefeito confirmou que a mesma política de apoio será mantida.