Cresce o número de atendimentos para manutenção de iluminação p&

A média que era de 20% de atendimentos subiu para 70%. A meta é garantir a cobertura de toda a capital

A manutenção da iluminação pública é uma das prioridades da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) para este ano. Para garantir uma abrangência cada vez maior na cobertura de atendimentos em toda a capital, foi desenvolvida uma estratégia de trabalho que conta com o aumento das equipes nas ruas, extensão dos plantões e a realização do estudo de georreferenciamento de todo o parque de iluminação da cidade.

No primeiro mês em que essa estratégia foi aplicada, a Semsur conseguiu atender 137,6% das reclamações, ou seja, além dos pontos de luz que foram reclamados pela população, as equipes presentes nas ruas identificaram outros problemas de iluminação e realizaram a manutenção de imediato.

Nos meses seguintes, a média de atendimentos foi mantida em 70%. Esse número significa que nos três primeiros meses do ano, mais de 5.700 ocorrências foram atendidas, serviço que inclui troca de lâmpadas e outros reparos nos postes. Em confronto com esse resultado, apenas 3.200 reclamações foram solucionadas em todo o segundo semestre de 2008.

Para que essa melhoria fosse possível, a Semsur aumentou o número de equipes. No ano passado, a Secretaria contava com dez e hoje conta com 16 grupos que se dividem em leves e pesados, além de equipes avulsas, utilizadas para iluminações especiais. Os plantões também foram estendidos para que um maior número de reclamações seja atendido.

Para facilitar o atendimento, foi realizado o estudo de georreferenciamento, no qual foram mapeados todos os 51 mil pontos de luz de Natal, identificando como e onde estão esses pontos.

No ano passado, as Reclamações de Iluminação Pública (Rip) chegaram a ultrapassar as duas mil ocorrências por mês. Contudo, apenas 20% eram atendidas no mesmo período.

O cidadão tem um papel fundamental para colaborar com a Semsur na recuperação da iluminação pública. Para isso, basta entrar em contato pelo número 0800 281 8980 e registrar a ocorrência. O serviço funciona todos os dias, inclusive sábados e domingos, das 8h às 18h. A ligação é gratuita. Com a informação em mãos, as equipes da Semsur seguem até o local e realizam o reparo.