Veículos estacionados sobre as calçadas continuam sendo multados pela Semob

Operação do Via Livre nas calçadas esteve agora pela manhã na Avenida Prudente de Morais. Secretário Kelps Lima apela para que a população libere o pas

A Secretaria de Mobilidade continua hoje a operação para devolver aos pedestres de Natal o direito de caminhar com segurança pelas ruas da cidade. Equipes da Operação Via Livre nas Calçadas estão fiscalizando vários trechos da capital onde alguns motoristas insistem em desobedecer o Código Nacional de Trânsito, estacionando os veículos sobre o passeio público, obrigando as pessoas a caminhar pela rua para poder desviar os carros nas calçadas.

“Não é justo que o idoso, a criança, as pessoas com dificuldade de mobilidade não possam utilizar a calçada porque há um carro obstruindo o passeio público. Nosso desejo é que não seja necessário multar ou rebocar qualquer automóvel, por isso a Secretaria faz um apelo para que o usuário colabore com a melhoria da cidade e não estacione o carro na calçada”, diz o secretário de Mobilidade Urbana, Kelps Lima.

Na manhã desta quarta-feira, 27 de janeiro, os fiscais estão guinchando veículos na Avenida Prudente de Morais e na região dos bairros Morro Branco/Nova Descoberta.

A multa para quem for flagrado com o carro estacionado sobre a calçada é de R$ 127,69, podendo chegar até a R$ 574 no caso do fiscal flagrar o motorista manobrando o veículo sobre a calçada.

Além da multa, o infrator paga a taxa de reboque, R$ 70,00, e os custos de permanência do carro no período em que ele estiver guardado no pátio da SEMOB.

No primeiro dia da operação, segunda-feira, foram aplicadas 62 multas e realizadas 18 operações de reboque, nas quais os motoristas só puderam reaver os carros após receberem a multa e quitarem a taxa de R$ 70,00.

Ontem, terça-feira, segundo dia de operação efetiva do ViaLivre nas Calçadas, foram emitidas 75 multas e realizadas 05 operações de reboque.