ProJovem Urbano: inscrições vão até março na SME

A Secretaria Municipal de Educação, que coordena em Natal o Programa Nacional de Inclusão de Jovens: Educação, Qualificação e Ação Comunitária do Governo Federal (ProJovem Urbano) - informa que as matrículas continuam abertas na sede da coordenação do projeto, situada à Rua São José, 1439 – Lagoa Nova. O programa atende jovens de 18 a 29 anos que não tenham concluído o Ensino Fundamental.

Foram disponibilizadas um total de 3.400 vagas, mas no momento constam 1.128. O programa é destinado a jovens interessados em concluir o ensino O prazo final para as inscrições vai até 30 de março e as aulas começam no dia 26 de abril.

São ao todo 20 postos onde os interessados podem se inscrever, todos instalados em escolas da cidade. Algumas bem conhecidas e centrais como Escola Estadual Winston Churchill na Cidade Alta, Pe. Miguelinho, no Alecrim e Ferreira Itajubá, em Neópolis. Em todas as zonas da cidade existem postos de matrícula, sempre em escolas municipais ou estaduais. Estão sendo disponibilizadas 3,5 mil vagas para o programa.

Desde que foi implantado na capital potiguar, em 2005, o Projovem Urbano já atendeu 8 mil estudantes. Terezinha Araujo de Faria, coordenadora executiva, destaca a principal finalidade do programa, que é oferecer a essa faixa etária a oportunidade de concluir o ensino básico (Ensino Fundamental) e levar qualificação profissional.

Uma vez se matriculando na rede básica de ensino, o aluno Projovem Urbano pode escolher um dos quatro Arcos Ocupacionais, distribuídos nas modalidades: Telemática, Educação, Vestuário e Alimentação. Assim, além da própria formação educacional, o jovem carente tem a possibilidade de aprender um ofício e entrar no mercado de trabalho.

O que levar: Comprovante de residência, CPF e RG e histórico escolar. No caso dos alunos que não têm o histórico, este pode ser providenciado no ato da matrícula e realização de uma prova para ingresso no programa.