IPTU: Prefeitura premia contribuintes

A Prefeitura do Natal sorteou os três primeiros contribuintes que irão receber um prêmio de R$ 10 mil cada, dentro da Campanha de Estímulo ao Pagamento do IPTU. Carlos Alberto Silva da Rocha, Georgino César de Sousa e Ricardo de Medeiros irão participar de uma solenidade na próxima segunda-feira (8), às 16h, no Palácio Felipe Camarão, com a presença do prefeito em exercício do Natal, Paulinho Freire.

Carlos Alberto Silva da Rocha é gráfico, morador do Planalto e pagou um IPTU no valor de R$ 17,33. Georgino César de Sousa é funcionário público, morador do Pajuçara, e quitou R$ 27,20 do imposto. Ricardo de Medeiros é representante comercial, também morador do Planalto e seu imposto foi de R$ 17,33. O prêmio que receberão é de R$ 10 mil líquidos, já descontado o imposto de renda na fonte.

Os três foram contemplados no sorteio da Loteria Federal do último dia 30 de janeiro. Até outubro haverá um sorteio por mês, sempre premiando três contribuintes que estejam em dia com o pagamento do IPTU. O secretário municipal de Tributação (Semut), Francisco de Paula Schettini, lembra que o objetivo é reduzir a inadimplência. “Só participa dos sorteios quem estiver em dia com o pagamento deste imposto, seja tendo quitado a cota única, ou se estiver em dia com o pagamento do parcelamento”, explicou o secretário.

Francisco Shettini recebeu os vencedores do sorteio em seu gabinete nesta sexta-feira (5). O titular da Semut conheceu a história de vida dos ganhadores, como a do gráfico Carlos Alberto Silva da Rocha que se encontra desempregado, ou a do representante comercial Ricardo de Medeiros, que utilizará o prêmio para quitar o Financiamento Estudantil (Fies).

A inadimplência em relação ao imposto impediu que dois outros contribuintes, que chegaram a ser sorteados no dia 30, pudessem receber a premiação. Por isso é fundamental que quem estiver interessado em concorrer se mantenha em dia tanto com o IPTU de 2010, quanto em relação a todos os anos anteriores.

Premiação

Para os sorteios da campanha, os contribuintes do IPTU em Natal foram divididos em três grupos iguais.  A premiação leva em conta os números do último sorteio da Loteria Federal de cada mês e contempla um ganhador por grupo, que só receberá os R4 10 mil se estiver rigorosamente em dia.

Graças à campanha e todo trabalho de esclarecimento da Prefeitura, em janeiro o valor arrecadado com o IPTU já vinha apresentando um acréscimo de 10,17% em relação ao mesmo período de 2009. A expectativa da administração municipal é reduzir à metade a inadimplência, já neste primeiro ano, e atingir uma arrecadação de R$ 42 milhões, valor 20% superior ao registrado em 2009, que foi de R$ 35 milhões.

A Prefeitura de Natal tem realizado também um minucioso trabalho de aferição dos imóveis da cidade. O levantamento contínuo irá permitir uma cobrança cada vez mais justa do imposto. Estão isentos do pagamento do IPUT imóveis com até 50 m2, terrenos com até 150 m2 e edificações como templos religiosos, de instituições sem fins lucrativos e pertencentes ao poder público.