Cartões de estacionamento são entregues para pessoas com deficiência

Crédito da imagem: D\\\'Luca

O prefeito em exercício Paulo Freire entregou nesta segunda-feira (8), os 60 primeiros cartões de vagas de estacionamento exclusivos para pessoas com deficiência ou mobilidade reduzida, conforme determina a Resolução 304 do Conselho Nacional de Trânsito. O cartão que tem validade em todo território nacional, foi entregue em solenidade ocorrida no prédio do Departamento de Educação de Trânsito da Secretaria Municipal de Mobilidade Urbana (Semob). O evento ainda contou com a participação do secretário da Semob, Kelps Lima, e de representantes de entidades como a Sociedade dos Amigos dos Deficientes Físicos do Estado (Sadef/RN), Instituto dos Cegos do Rio Grande do Norte, Rede Feminina de Combate ao Câncer e do autista Jobson Maia, cover de Roberto Carlos.

“É difícil mudar a cultura de pensar apenas no individual e passar a colaborar com o coletivo. Mas a prefeitura do Natal não vai abrir mão de tornar a cidade mais acessível. Nós estamos fazendo a nossa parte e esperamos que a partir de agora a sociedade comece a ter mais consciência e faça a sua também”, declarou o prefeito em exercício, Paulo Freire.

Os primeiros cartões foram concedidos a atletas paraolímpicos e representantes da sociedade civil. O secretário da Semob, Kelps Lima ressaltou que qualquer cidadão com deficiência ou mobilidade reduzida, que possui automóvel, poderá requisitar gratuitamente o seu cartão para vaga de estacionamento na Central do Usuário da Semob, no setor de gratuidade, situada na Esplanada Silva Jardim (esquina com Rua Almino Afonso), na Ribeira. Os documentos necessários para adquirir o cartão são: RG, CPF, comprovante de residência e atestado de deficiência ou de mobilidade reduzida. Apresentando todos esses documentos o cartão é entregue na hora.

“O cartão vai facilitar a fiscalização, principalmente nos grandes estabelecimentos como shoppings, bancos e supermercados. A vaga de estacionamento destinada àpessoa com deficiência tem que ser reservada e quem descumprir isso será punido”, informou Kelps Lima.

A partir da entrega dos primeiros cartões, qualquer pessoa que estacione em vaga delimitada para as pessoas com deficiência física ou pessoas com mobilidade reduzida será obrigada a manter o cartão visível no painel ou pára-brisa do carro para facilitar a identificação e fiscalização das baias de estacionamento. A medida será benéfica para preservação do direito das pessoas com mobilidade reduzida terem suas vagas de estacionamentos garantidas nos estacionamentos de shoppings, escolas, áreas comerciais ou em quaisquer pontos de convivência pública.

“As vagas destinadas aos deficientes por vezes não são respeitadas. Com o cartão teremos mais reciprocidade da sociedade para respeitar nossos direitos e nos dar a garantia da nossa vaga de estacionamento no trânsito”, elogiou o presidente da Sadef/RN, Eduardo Gomes.