Semtas participa de ação nacional de voluntária

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social (Semtas) participa, neste domingo (15), das 9h às 17h, do Dia Nacional de Ação Voluntária. A iniciativa, que está na sétima edição, é da Fundação Bradesco, e acontece simultaneamente em todas as 40 unidades da rede espalhadas por todo o país. Na programação estão previstas ações de assistência social e de saúde, atividades esportivas e de lazer, cidadania e defesa de direitos civis, preservação ao meio ambiente, educação, emprego e renda.

A Semtas participará da ação com equipes de seis programas. O API Conviver oferecerá oficinas de artesanato e dança, dinâmicas de grupo e orientações sobre o Estatuto do Idoso. O Setor de Benefícios prestará informações e esclarecimentos sobre os serviços da Semtas destinados a idosos e pessoas portadoras de deficiência, como a carteira de gratuidade em transportes interestaduais.

O SOS Idoso oferecerá a palestra Violência contra a Pessoa Idosa e orientação sobre os procedimentos adotados nos casos de agressão. O Projovem Adolescente levará oficinas de arte circense, dança, teatro, desenho, pintura, quilling, canto coral e capoeira, além de fazer apresentações de dança acrobática, forró clássico. O setor de Cadastro Único fará consultas para regularização de situação cadastral e inclusão de novos cadastrados, além de prestar informações. O Centro de Referência da Mulher Cidadã orientará as visitantes sobre os direitos da mulher e sobre os mecanismos de denúncia de agressões.

O objetivo do evento é promover a cultura e a prática do voluntariado nas escolas, para que alunos, pais, educadores funcionários, comunidade e parceiros tomem parte na construção de uma sociedade mais justa. Em 2008, o Dia Nacional de Ação Voluntária mobilizou quase 56 mil voluntários em todo o Brasil.