SEMTAS realiza I Capacitação para Gestores e Profissionais

A secretária municipal de Trabalho e Assistência Social - SEMTAS, Rosy de Sousa, abriu na manhã desta quinta-feira (11) “I Capacitação para Gestores e Profissionais – Um Debate na Consolidação do Sistema Único de Assistência Social/SUAS”, no auditório do INSS, que seguirá até amanhã (12). O objetivo é aperfeiçoar a gestão da SEMTAS, de maneira a otimizar o desempenho das funções de gerência, coordenação e operação de programas e serviços de proteção social, instrumentalizando as equipes e promovendo uma troca de experiências entre os gestores e funcionários envolvidos nos projetos da Secretaria.

A Política Nacional de Assistência Social foi tema abordado com os servidores e funcionários do município que executam suas atividades no âmbito da assistência social. Depois o Secretário Adjunto de Assistência Social – Edison Nonato, a Diretora do Departamento de Proteção Social Básica - DPSB – Lisandra Brito e a Diretora do DPSE – Verônica Maria realizaram oficinas e ciclos de palestras, para tornar claras as diretrizes na efetivação da assistência social como direito de cidadania e responsabilidade do Estado.

A Diretora do DPSB – Lisandra Brito, apresentou os dados referentes as atividades exercidas no ano de 2009 do Bolsa Família, BPC, PAIF, PROJOVEM, API-CONVIVER. E a Diretora do DPSE – Verônica Maria, apresentou os dados referentes as atividades exercidas no ano de 2009 pelo Departamento: PETI, CREAS I e II, CASA DE PASSAGEM, API DOMICILIAR, PLANTÃO SOCIAL, NAE. O secretário Adjunto da Assistência Social, Edison Nonato, apresentou ainda o novo organograma da SEMTAS.

Um dos pontos de destaque da capacitação foi a apresentação dos dados referentes as atividades exercidas no ano de 2009 pelo Departamento de Prevenção e Acompanhamento ao Usuário de Drogas, por Edneusa Dantas - Diretora do DPAD.

O evento contou ainda com a palestra de professores da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), da Universidade Potiguar (UnP) e da Faculdade de Ciências, Cultura e Extensão do RN (FACEX), que deram importantes contribuições sobre a Política de Assistência Social e responsabilidades dos entes federados no enfrentamento da pobreza.