Esther Grossi ministrará curso de formação para professores do município

Programa de Correção de Fluxo Escolar na Alfabetização tem renovação metodológica

A Secretaria Municipal de Educação, através do Setor de Planejamento e Avaliação do Ensino Fundamental/DEF, vai reunir hoje, no CEMURE, os Assessores Pedagógicos do DEF com o objetivo de socializar o Programa de Correção de Fluxo na Alfabetização. A atividade já foi realizada com os gestores e coordenadores escolares no último dia 31, na Livraria Paulus.

A professora Esther Grossi, doutora em Educação, ex-deputada federal, será responsável pela formação e acompanhamento das atividades e resultados do Programa, coordenando o Grupo de Estudos sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação – GEEMPA. A capacitação dos professores que atuarão programa, ocorrerá no período de 19 a 23.04.2010, nos turnos matutino, vespertino e noturno, inclusive no dia 21(feriado nacional).

O Programa é uma tecnologia educacional de correção de fluxo escolar na alfabetização, que se realiza no contraturno das aulas regulares e implica em uma renovação metodológica.

O seu objetivo é reintegrar os alunos nos níveis de aprendizagem que lhes correspondem no sistema escolar, corrigindo as possíveis distorções idade/ano existentes nas Escolas da Rede Municipal de Educação e atenderá, neste momento, aproximadamente 30 escolas.

Sobre Esther Grossi

Graduada em Matemática, Esther tem mestrado pela Sorbonne, em Paris. Em 1970, com mais 49 professores de Porto Alegre, fundou o Grupo de Estudos Sobre Educação, Metodologia de Pesquisa e Ação (Geempa), tornando-se uma liderança na busca de soluções aos grandes problemas da escola pública brasileira. Desde abril de 2002, Grossi coordena, em Porto Alegre, o projeto O prazer de ler e escrever de verdade, realizado pelas ONGs Geempa e Themis, com recursos do Ministério da Educação, e que objetiva a alfabetização de mil mulheres em três meses. Por sua proposta inovadora, a realização do projeto está sendo especialmente acompanhada pela Unesco e pelo Unicef.

Durante sua gestão como secretária de Educação de Porto Alegr,e de 1989 a 1992, a C]capital foi escolhida pelo Unicef como uma das experiências melhores sucedidas na área pedagógica. Atualmente, realiza pesquisas sobre ensino e aprendizado. Entre suas realizações, destaca-se o trabalho de alfabetização na Vila Santo Operário, na periferia de Porto Alegre.

Autora dos livros: A coragem de mudar em educação (Petrópolis: Vozes, 2000), Por que ainda há quem não aprende? - A política (São Paulo: Paz e Terra, 2004) e Como areia no alicerce – Os ciclos escolares (São Paulo: Paz e Terra, 2004). Conhecida por pintar seus cabelos de várias cores, Esther Grossi afirma que é mais fácil trocar a cor das madeixas do que mudar a educação e a política.