Ministério do Turismo sinaliza aprovação do Prodetur Natal

A Prefeitura do Natal por meio da Secretaria Municipal de Turismo e Desenvolvimento Econômico (Seturde) conquistou nesta sexta-feira (16) um importante avanço para a aprovação do Programa de Desenvolvimento do Turismo (Prodetur Natal). O secretário da Seturde, Francisco Soares Júnior recebeu do Ministério do Turismo (MT) a aprovação do convênio de R$ 250 mil destinados à elaboração do Plano de Desenvolvimento Integrado de Turismo Sustentável (PDITS).

De acordo com Soares Júnior, o PDTIS é o primeiro documento exigido pelo MT para a justificativa das ações previstas no Prodetur Natal. O recurso será usado na contratação de uma empresa de consultoria especializada para elaboração do plano. Posteriormente, o PDTIS será enviado para avaliação do Ministério do Planejamento, através de uma carta-consulta visando a liberação de Us$ 77 milhões para a execução das ações propostas. Do total do investimento, Us$ 35 milhões serão da Prefeitura do Natal e o restante de contrapartida do Governo Federal.

Em novembro de 2009 a Seturde encaminhou uma carta-consulta do Prodetur Natal ao Ministério do Turismo para avaliação técnica das ações propostas. Em fevereiro deste ano, o MT aprovou o documento e solicitou o envio de outra carta-consulta ao Ministério do Planejamento, visando a aprovação do empréstimo de Us$ 77 milhões, trâmite que permitiu a antecipação dos R$ 250 mil.

“O fato do Ministério do Turismo ter antecipado este primeiro recurso é uma sinalização de que o Prodetur Natal será aprovado”, destaca Soares Júnior.
O titular da Seturde ainda ressaltou que com a liberação dos recursos do Prodetur Natal, a capital potiguar  poderá  atrair o turista de classe A. “O turismo de sol e praia é o carro-chefe de Natal e ter como investir na urbanização da principal praia da cidade, construir uma marina para receber os grandes cruzeiros são garantias do futuro do turismo e da melhoria do nível do turista que vem a Natal”, enfatizou Soares Júnior.

Prodetur Natal
Entre as ações propostas pela Seturde através do Prodetur Natal estão:
1- Recuperação da orla da praia de Ponta Negra, que vai permitir a engorda da praia para a urbanização do calçadão que terá 15 metros de largura e deixará a praia com 80 metros para a circulação dos banhistas, tanto na maré baixa ou alta;
2- Recuperação da Praia do Forte, com a construção de um calçadão até o Iate Clube, urbanizando a orla sul do rio Potengi;
3- Realização de projetos de estudos para a elaboração do complexo turístico da Marina de Natal;
4- Ainda estão previstas ações de capacitação de mão-de-obra, desenvolvimento institucional e promoção de Natal como destino turístico.