Prefeitura retoma a construção do Galpão Multiuso da Cidade da Esperança

O bairro da Cidade da Esperança vai contar novamente com a sua tradicional feira, que existe há 40 anos. Uma ordem judicial autorizou a construção do Galpão Multiuso, onde será realizada a feira livre de forma padronizada e urbanizada, em um projeto pioneiro. A obra será executada pela empresa HSA Empreendimentos e Construções Ltda., vencedora da licitação. O investimento será na ordem de R$ 406.815,50, sendo R$ 371.779,80 por meio do convênio com a Fundação Banco do Brasil, e o restante como contrapartida da Prefeitura. A previsão é que a obra seja entregue ainda em 2010.

Na sentença, o juiz Alberto Dantas Filho destacou que esteve pessoalmente no local para fundamentar sua decisão. “Ressalto que estive pessoalmente no local observando o contexto fático e à primeira vista inferi pela positividade da construção do empreendimento público em prol dos moradores e habitantes do local, notadamente porque o espaço está disponível, com sinais de abandono e falta de cuidado do terreno, melhorando os seus aspectos gerais após a edificação indigitada”.

Para o secretário municipal de Serviços Urbanos, João Bastos, a decisão judicial é motivo de comemoração, já que garante a realização de um projeto importante para a cidade. “Corríamos o risco de perder a verba caso a construção não fosse liberada ainda esse mês. A população da Cidade da Esperança e mesmo a cidade como um todo pode ficar tranqüila e certa de que o projeto será uma realidade”, destacou.

Os trabalhos para a construção do Galpão Multiuso iniciam com a limpeza do espaço pela Urbana, nesta segunda-feira (19), concluída já na terça-feira (20). Na sexta (23), a prefeita Micarla de Sousa reunirá os operários e feirantes para um café da manhã, marcando o início imediato das obras.

De acordo com o projeto, o Galpão Multiuso será totalmente padronizado. Ele vai dispor da estrutura necessária para armazenar os alimentos comercializados, como carnes e peixes, com refrigeração adequada, melhorando a qualidade do atendimento na feira de Cidade da Esperança. No projeto, consta também a construção de uma praça pública e de um estacionamento para o uso da comunidade.

“A Feira da Cidade da Esperança era uma beleza. Desde que saiu do lugar em que tradicionalmente acontecia, meu comércio quase acabou. Agora, vai voltar a ter movimento de antes. A maioria dos moradores da Cidade da Esperança quer e vai ter a feira de volta”, comemora o comerciante Amilton Moura.

Segundo o morador do bairro da Cidade da Esperança e ex-vereador Salatiel de Souza, o galpão multiuso representa para o comércio local a geração de muitos empregos. De acordo com ele, além do próprio feirante, o comércio do entorno será beneficiado. “Para a Região Oeste como um todo a feira da Cidade da Esperança é importante, porque é tradicional. O interessante é que ela vai voltar com um projeto diferente de qualquer outra feira livre”, concluiu.