I Encontro de Escritores da Língua Portuguesa de Natal será aberto hoje à tarde

A Prefeitura do Natal por meio da Fundação Cultural Capitania das Artes (Funcarte) abrirá hoje a tarde do I Encontro de Escritores da Língua Portuguesa de Natal (EELP) no Teatro Alberto Maranhão. O EELP contará com a participação de escritores de oito países que têm como língua-mãe o Português.

O EELP será aberto em solenidade que contará com a participação da prefeita do Natal, Micarla de Sousa, do presidente da Funcarte, Rodrigues Neto, além das autoridades parceiras como o presidente da LisNatal, Carlos Marques, e do secretário geral da União das Cidades Capitais de Língua Portuguesa (UCCLA), Miguel Anacoreta.

A conferência de abertura será ministrada pelo ensaísta e professor português Carlos Reis. O tema de abertura será “Literatura Lusófona: elo entre continentes e cultura”, que terá como moderador o professor da UFRN Márcio de Lima Dantas e como debatedores os escritores Luís Cardoso Takas (Timor Leste) e os potiguares Diógenes da Cunha Lima e Ana Maria Cascudo. Após a conferência, a apresentação cultural da Orquestra de Violoncelos da UFRN encerrará o primeiro dia do EELP.

As inscrições para participar do encontro foram encerradas na manhã desta quarta-feira (28). Segundo a organização do evento, mais de 700 pessoas estão inscritas para participar dos debates sobre a Literatura e Língua Portuguesa até esta sexta-feira (30).

EELP na mídia

O 1º Encontro dos Escritores da Língua Portuguesa de Natal (EELP) conseguiu alcance da mídia internacional já em seu primeiro ano de realização. A SIC Internacional – empresa de comunicação sediada em Portugal – fechou acordo com a organização do evento para exibir um link sonoro ao vivo durante a programação dos três dias do Encontro para todas as afiliadas da emissora.

A SIC Internacional está hoje presente na França, Suíça, Luxemburgo, Bélgica, Estados Unidos, Canadá, Brasil, Angola, Moçambique, África do Sul e Austrália. O principal objetivo da empresa é o alcance a todos os portugueses e países de língua oficial portuguesa espalhados pelo mundo. A sua grade de programação abrange talks shows, entretenimento, jornalismo, cultura e esporte.

O sistema de interação do EELP com a SIC Internacional será de envio de informações via telefone por um jornalista designado pela assessoria do EELP logo que terminar a primeira parte dos debates. A imagem televisiva exibida será ilustrada por fotos do evento enviadas previamente e a sonora será ao vivo para os diversos países receptores do sinal da SIC Internacional.

A RTP Internacional – também sediada em Portugal – solicitou à TV Ponta Negra fitas Betacam Digital com reportagens e entrevistas do encontro para serem editadas e exibidas na RTP África e na RTP Internacional. A RTP Portugal ainda estuda a possibilidade de exibir imagens do EELP durante a sua programação.

Afora o alcance internacional idealizado e conseguido pelo evento, também com manchetes publicadas em jornais de Angola e Portugal, a mídia nacional também noticiou o EELP mesmo antes da solenidade de inauguração. Um dos maiores portais de notícia do Brasil – o site Uol – e a revista Época publicaram matérias a respeito do evento.

A mídia local também tem colaborado com a divulgação do EELP e os escritores convidados têm recebido convites para entrevistas, palestras e encontros com jornalistas, estudantes e professores de diversas instituições, colaborando para o propósito do evento de promover o intercâmbio cultural entre renomados escritores de língua portuguesa com a comunidade e a intelectualidade local.