Semurb inicia fiscalização nos postos de combustível


Semurb inicia fiscalização nos postos de combustível
Crédito da imagem: Técnicos analisam condições dos postos

Os fiscais da secretaria de Meio Ambiente e Urbanismo estão realizando uma série de vistorias nos postos de combustível de Natal. A finalidade é avaliar os níveis de vazamento nos estabelecimentos e evitar a contaminação do solo e lençol freático da cidade. A ação faz parte do projeto de Regulamentação Ambiental dos Postos de Combustíveis e começou na manhã de ontem, 19 de maio, no posto da avenida Duque de Caxias, no bairro da Ribeira.

Na ocasião os fiscais identificaram a falta de caneletas de proteção no piso, equipamento que evita vazamentos e a penetração de combustível no solo; os respiradores dos tanques estavam em locais indevidos e com altura irregular, além disso, se as bombas não apresentavam proteção para evitar a colisão com os veículos em caso de acidente.

Segundo o fiscal ambiental da Semurb que esteve no local, Heitor Lima, inicialmente não serão feitas interdições nem a aplicação de multas para aqueles que estiverem em situação irregular. “Estamos fazendo análises para enviar um relatório às bandeiras, para que elas discutam junto com os donos dos postos às adequações propostas”, explica.

Já de acordo com o chefe do Setor de Fiscalização da Semurb, Carlos Silva, através de perfurações feitas no solo e de um aparelho que permite medir a quantidade de gases liberados, já se pode verificar se há ou não vazamentos no local. “Aqui fizemos as sondagens em três níveis de profundidade, a quantidade de gazes liberados medido pelo aparelho foi significativa, ou seja, há fortes indícios de vazamento de combustível no local”, disse.

O empresário Eunatan Ferreira, proprietário do posto declarou que já tinha conhecimento das irregularidades devido ao check list solicitado pela Procuradoria de Meio Ambiente. “Administro este posto apenas há dois anos, mas como se trata de um estabelecimento antigo, com mais de 25 anos de funcionamento sei que é necessário realizar muitos ajustes e nós já começamos”. A empresa contratada pelo posto para iniciar as correções esteve no local e realizou na presença dos fiscais, uma sondagem de vapores para verificar um suposto vazamento de combustível.

Todos os postos de Natal serão vistoriados pela Semurb, mesmo a secretaria sabendo que alguns já estão contratando empresas especializadas para medir o grau de contaminação ao lençol freático. Nestas visitas serão apontados todos os ajustes há serem realizados, para o cumprimento do Termo de Ajustamento de Conduta (TAC)

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389