Resultado do CRAS e do CREAS será divulgado no DOM desta quarta-feira

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social - Semtas informa que o resultado final do processo seletivo para contratação temporária para o Centro de Referência de Assistência Social (CRAS) e para o Centro de Referência Especializada de Assistência Social (CREAS) será divulgado no dia 26 de maio, no Diário Oficial do Município.

Ao todo, mais de 470 pessoas se inscreveram para 86 vagas para os cargos de nível superior e médio: Assistentes Sociais (26 vagas), Psicólogos (18 vagas), Pedagogos (14 vagas), Terapeutas Ocupacionais (3 vagas), Advogado (1 vaga), Educadores Sociais (7 vagas), Arte Educador (17 vagas).

As contratações temporárias irão contribuir para melhorar ainda mais a qualidade no atendimento à população, e ainda para preencher as vagas de profissionais que irão atuar nas novas unidades de atendimento. “Já estamos nos articulando para a implementação de mais 1 CREAS na zona norte, e também mais 3 unidades do CRAS, por isso esse investimento nas equipes é fundamental”, afirma Verônica Dantas, Coordenadora do Departamento de Proteção Social Especial - DPSE.

O Centro de Referência da Assistência Social - CRAS é uma Unidade Pública Municipal, funciona como uma “porta de entrada” da Assistência Social nas comunidades mais necessitadas, onde são desenvolvidos os serviços de Proteção Social Básica da Assistência Social, e sendo ainda responsável pela articulação dos serviços da Rede de Proteção Social. O CRAS viabiliza o acesso das famílias aos serviços de saúde, educação, trabalho e renda, integração social, dentre outros, bem como a orientação e o convívio sociofamiliar e comunitário.

Atualmente em Natal, existem cinco CRAS localizados estrategicamente em áreas de risco e vulnerabilidade social, e atende às famílias e pessoas que se encontram, na respectiva área de abrangência de cada CRAS, em situação de pobreza, ausência de renda, com precário acesso aos serviços públicos e com fragilidade dos vínculos de pertencimento familiar e comunitário.

Já o Centro de Referência Especializado da Assistência Social - CREAS é integrante do Sistema Único de Assistência Social (SUAS) e também se constitui como uma Unidade Pública Municipal, só que coordena e articula a proteção social especial de média complexidade. É responsável ainda pela orientação e apoio especializados e contínuos, direcionados a famílias e indivíduos que estejam em situação de risco ou com seus direitos violados, tais como: pessoas idosas, crianças e adolescentes em situação de violência sexual, pessoas com deficiência, mulheres vítimas de violência, população em situação de rua, dentre outros. Somente nos CREAS, o número de atendimentos em 2009 ultrapassou 1500 cidadãos. E em 2010, já foram registrados mais de 200.