Procon divulga pesquisa sobre preço de TVs

O Instituto Municipal de Proteção e Defesa do Consumidor (Procon Natal) divulgou nesta semana uma pesquisa a respeito do preço dos televisores, produto de grande demanda neste período pré-Copa do Mundo de Futebol. O levantamento foi realizado entre os dias 17 e 21 de maio, em 23 hipermercados e lojas especializadas de toda a cidade. Uma das conclusões foi a mesma detectada em todas as pesquisas realizadas pelo órgão: a ordem é pesquisar, pois as diferenças de preços entre as lojas superam os 80%.

Outra constatação é que os consumidores devem dar preferência às compras à vista, pois através de negociação podem obter descontos de até 20%. O Procon Natal pesquisou 32 produtos, de marcas e modelos variados, abrangendo televisores de 14” a 42”, de três tipos de tecnologias: CRT, Plasma e LCD e LCD/LED. Foram incluídos na pesquisa aparelhos com receptor digital. A pesquisa completa está no link  "Pesquisa de Preço", do site www.natal.rn.gov.br/procon

Cuidados

O consumidor deve ficar atento às taxas de juros, para compras feitas à prazo, através de carnê ou cheque pré-datado, já que nestes casos a loja utiliza uma empresa para financiar a compra do consumidor.

O consumidor deve exigir informações tais como:
1) qual é a financeira;
2) qual a taxa de juros que vai pagar e quantas parcelas;
3) qual o valor total a prazo;
4) qual a garantia do produto;
5) em caso de necessidade de troca (defeito ou vício), qual o prazo oferecido para trocas na própria loja;
6) não esqueça de pedir a NOTA FISCAL.