Semtas participa de Seminário de Prevenção ao uso de Drogas

A Secretaria Municipal de Trabalho e Assistência Social – SEMTAS, através do Departamento de Prevenção e Acompanhamento ao Usuário de Droga - DPAD, está participando do 1° Seminário de Prevenção ao Uso de Drogas e Promoção da Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte – UFRN, que está sendo realizado hoje (1º). O evento é da base de pesquisa: “Exclusão, saúde e cidadania”, coordenado pelo professor João Dantas.

Hoje pela manhã, Edineusa Paiva, chefe do DPAD participou de uma mesa temática, em que proferiu palestra sobre prevenção e promoção da saúde, com foco na importância da família no processo de prevenção. “É de suma importância trabalhar com as famílias para que elas saibam como evitar que um ente querido seja um dependente químico”, afirma Edineusa. Hoje a noite, ainda no Seminário da UFRN, será lançado um curso de especialização em prevenção às drogas, que terá como professora, a chefe do DPAD/Semtas.

Nesta segunda-feira (31), o DPAD participou também de uma audiência pública sobre o crack, realizada na Assembléia Legislativa do Rio Grande do Norte, onde Edineusa Paiva proferiu palestra sobre políticas públicas no RN e apresentou as diretrizes do Departamento de Prevenção e Acompanhamento ao Usuário de Droga (DPAD) aos deputados e aos presentes na audiência.

Semtas apóia a Semana Nacional Antidrogas

A Semana Nacional Anti-Drogas, será realizada de 14 a 22 de junho, no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), pelo Conselho Nacional de Entorpecentes (CONEN), com o apoio da Semtas. Durante esta semana, a secretaria irá realizar duas ações.

A primeira ação será um curso de formação de agentes multiplicadores em ações preventivas sobre drogas, voltada para os funcionários da Semtas. “O objetivo é instrumentalizá-los na prevenção à violência e à drogadição, capacitando-os para a utilização de recursos lúdicos com crianças e adolescentes, bem como oferecendo instrumentos para a identificação precoce do problema”, afirma Edineusa Paiva, chefe do DPAD.

A segunda ação será a realização do I Encontro com as Comunidades Terapêuticas, no dia 18 de junho, com o objetivo de traçar metas e diretrizes para o acompanhamento e tratamento aos dependentes químicos encaminhados pelo DPAD às comunidades. As Comunidades Terapêuticas são parceiras da Semtas e oferecem uma opção alternativa de tratamento às drogas.