Programa Justiça e Escola entrega prêmios e certificados

Dentro do Programa Justiça e Escola, desenvolvido pelo Tribunal de Justiça do Rio Grande do Norte (TJ-RN) em parceria com a Secretaria Municipal de Educação, por meio do projeto “O Caráter Conta”, acontece nessa quarta-feira, 2, a solenidade de entrega da premiação aos vencedores do I Prêmio Justiça e Escola: Fortalecendo a Cidadania e a entrega dos certificados aos participantes do curso de formação do projeto, cerca de 200 pessoas. O evento acontece às 15h no Centro Municipal de Referência em Educação Aluízio Alves (Cemure), em Cidade da Esperança.

Conquistou o primeiro lugar a Escola Municipal Professora Almerinda Bezerra Furtado; em segundo a Escola Municipal Professor José Frazão; e empatadas em terceiro a Escola Municipal Professor Carlos Belo Moreno e a Escola Municipal Professora Terezinha Paulino.

Funcionando há quatro anos, a iniciativa acontece em 45 escolas da rede municipal de ensino, beneficiando 25 mil alunos, pais, funcionários e a comunidade do entorno escolar. Segundo a coordenadora do programa na SME, professora Luzia Valentim Borges Marques, o Justiça e Escola – O Caráter Conta, tem o objetivo de aproximar o Poder Judiciário da sociedade, além de aplicar uma proposta educativa pautada em valores éticos e de cidadania, respaldados em uma metodologia com a intenção de mediar e explorar os conteúdos dos pilares: respeito, responsabilidade, zelo, cidadania, senso de justiça e sinceridade.

A implantação do projeto nas escolas da rede municipal exige da SME uma contrapartida financeira e material, como também recursos humanos para a garantia da qualidade do projeto. A escolha dos profissionais participantes é pautada, segundo a professora, no compromisso com a qualidade, disponibilidade nos turnos matutino, vespertino, noturno e finais de semana, além de habilidades técnicas, boa articulação com as comunidades envolvidas e discernimento para agir com tranqüilidade em situações adversas.

PREMIAÇÃO
A entrega do prêmio marcado para essa quarta-feira é referente ao edital de premiação do ano de 2009, destacando as unidades que apresentaram os melhores desempenhos na implementação do programa. Amanhã acontece também a entrega do certificado de formação para cerca de 250 profissionais de educação, envolvidos no programa em etapas distintas. Segundo o regulamento a premiação será a seguinte:

1º Lugar: Três passagens aéreas para Cidade de Passos (MG), para conhecer o desenvolvimento do Projeto O Caráter Conta.
2º Lugar: Duas diárias com direito à acompanhante no Hotel Imirá Plaza (Natal-RN). A escola vencedora deverá indicar um gestor, um coordenador e um professor que desenvolveram o Projeto para receberem os prêmios.

3º Lugar: Três máquinas fotográficas digitais com resolução mínima de 6.0 megapixels e cartão de memória. A escola vencedora deverá indicar um gestor, um coordenador e um professor que desenvolveram o Projeto para receberem os prêmios.
VENCEDORAS
1º lugar: