Imóveis fechados começam a ser vistoriados pela SMS

Crédito da imagem: Divulgação SMS

A Secretaria Municipal de Saúde iniciou esta semana o trabalho de inspeção em imóveis fechados para a atuação dos agentes de combate ao mosquito Aedes Aegypti. A ação faz parte da campanha de prevenção e controle da Dengue desenvolvida na Capital. Ontem, dia 01, foram feitas duas aberturas de casas autorizadas pela Justiça, uma no Bairro de Candelária e outra em Neópolis.

As aberturas dos imóveis abandonados ou fechados, cujos donos não são localizados e nem se apresentam para receber os agentes de controle da Dengue, são feitas com o respaldo da Promotoria Pública e Procuradoria Geral. A inspeção conta com uma equipe formada por agentes de saúde, garis e técnicos da Vigilância Sanitária.

Segundo o técnico de Vigilância Sanitária, Fabiano Carvalho, o objetivo dessas aberturas é eliminar o foco do mosquito da Dengue, tentando ao máximo controlar essa doença que em 2008 trouxe a cidade de Natal uma grande epidemia. Ainda segundo o vigilante, só no ano de 2008, o ano da epidemia, foram realizadas a abertura de 294 imóveis. No último ano, com ações mais firmes de combate ao mosquito, a epidemia de dengue foi controlada em natal, mas as ações continuam e de 2009 até a presente data foram abertos com autorização legal em média 50 imóveis.

Esta semana as equipes da SMS esperam abrir 09 imóveis. A Chefe do setor de Vigilância Ambiental Liene Medeiros destaca que essa ação é de extrema importância para o controle dos casos de Dengue em Natal, pois afirma que é através dela que se pode descobrir focos do mosquito em imóveis abandonados, que podem oferecer risco a vizinhança.

Os dois imóveis que foram abertos encontravam-se abandonados e chegaram a promotoria por meio de denúncias feitas pela vizinhança. Um dos imóveis tinha piscina e o outro uma caixa de água aberta, nos dois foram feitos tratamentos.

O agente de saúde Silvano, que participou da inspeção e fez o tratamento focal nos locais inspecionados, orienta aos donos de imóveis que se tiverem recipientes de água parada, como piscinas e que não conseguirem esvaziar toda a água, podem colocar peixes para evitar a infestação do mosquito da dengue, já que eles se alimentam das larvas do mosquito, não permitindo a perpetuação do Aedes Aegypti.

As aberturas de imóveis continuam nesta Semana do Meio Ambiente e se estenderão até o fim do ano, visando controlar a doença na capital para que os números de casos de Dengue continuem reduzidos.