Comissão da Juventude define primeiras ações em parceria com Conjuve

Manoel Barbosa/Secom

O impacto da pandemia na população jovem brasileira tem se agravado em muitos aspectos, principalmente na geração de emprego e renda, e é urgente a retomada de políticas públicas para este setor. A Prefeitura de Natal tem correspondido com a criação da Comissão Especial de Planejamento e Execução Municipal de Políticas Públicas para a Juventude, vinculada à Secretaria Municipal de Governo (SMG). A comissão tem como objetivo criar ações imediatas para assistir a população jovem e planejar demandas para os próximos anos.

Nesta quarta-feira (28) foi realizada a primeira reunião da Comissão, no auditório da STTU. Por meio de videoconferência, o encontro também contou com a participação do presidente do Conselho Nacional da Juventude, Marcus Barão, do secretário-geral do Conselho Nacional da Juventude, Gustavo Gama, da secretária municipal da Igualdade Racial (Semidh) Yara Costa, e dos membros locais Saulo Spinelly (representante da Semtas), Mariana Pedroza e Maiara Neves (representantes da Secult).

De acordo com Saulo Spinelly, que coordena a comissão, a participação da Conjuve é de grande importância na articulação das atividades. “O Conselho Nacional da Juventude atualmente tem assumido o papel que foi da Secretaria Nacional da Juventude. É o Conjuve que tem monitorado e dialogado com estados e municípios”, comentou. O Conselho Nacional da Juventude é vinculado atualmente ao Ministério da Mulher, da Família e dos Direitos Humanos.

O presidente do Conjuve parabenizou a Prefeitura de Natal pela forma como o prefeito Álvaro Dias “tem liderado o processo, dando espaço ao que estava extinto com um dos primeiros comitês para políticas de juventude no atual cenário e de forma transversal, envolvendo várias secretarias. É um trabalho estimulante e estamos aqui para contribuir”, disse Marcus Barão. Segundo ele, é fundamental que gestores possam ter respostas rápidas porque o impacto da pandemia na população jovem tem sido devastador. De acordo com monitoramento do Conselho Nacional da Juventude, a taxa de desemprego já é o dobro neste grupo com relação à população em geral. “O estrago vai além porque atinge a educação e a saúde mental”.

Juventude Empreendedora

Uma das primeiras parcerias será o Programa Juventude Empreendedora, projeto criado para capacitar jovens de 17 a 29 anos a abrirem seus próprios negócios. Com a pandemia do coronavírus (Covid-19), a iniciativa se adaptou para ser implantada na internet, surgindo o Juventude Empreendedora Online, que visa a apoiar jovens que precisam abrir um negócio para ter renda própria e também os pequenos e microempreendedores que enfrentam dificuldades para manter o negócio com as portas abertas e lucrando, mesmo em meio à pandemia.