População recorre à plataforma digital para evitar grandes filas nos pontos de vacinação

População recorre à plataforma digital para evitar grandes filas nos pontos de vacinação
Joana Lima/Secom

Neste mês de abril, a Prefeitura do Natal disponibilizou à população um novo serviço com o objetivo de reduzir o tempo de espera nos pontos de vacinação contra Covid-19. É o hotsite https://vacina.natal.rn.gov.br/, desenvolvido pela unidade de tecnologia da Secretaria Municipal de Planejamento (Sempla) e que informa os status das filas nos pontos de vacinação ativos no dia, seja drive-thru ou de pedestres. 

Até o final do expediente desta sexta-feira (30), ou seja, menos de um mês da implantação da ferramenta, o novo serviço já havia registrado cerca de 44 mil acessos, com média diária de 2.000. Segundo Joanna Guerra, secretária de Planejamento, o elevado número de acessos em tão pouco tempo “significa que a ferramenta era necessária e está sendo bem utilizada pelo público usuário”. 

O hotsite apresenta todas as informações necessárias ao serviço de vacinação, das 7h30 até o final dos atendimentos, às 16h. É atualizado de hora em hora, diz qual é o público-alvo, o endereço dos pontos de vacinação (com mapa para acesso), horário, e se é a primeira ou a segunda dose, neste último especificando qual o tipo da vacina (CoronaVac ou Oxford/AstraZeneca). 

Na plataforma, consta também o número de doses já aplicadas no município e o número de alimentos já arrecadados por meio da campanha Vacina Solidária, liderada pela Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (SEMTAS) em parceira com a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), e que tem assistido muitas famílias em situação vulnerabilidade social, econômica e temporária. 

Segundo o secretário da SEMTAS, Adjuto Dias, até o início desta sexta-feira, 6.562 kilos de alimentos já haviam sido arrecadados, com os quais são confeccionadas cestas básicas sendo imediatamente distribuídas, seguindo todos os critérios da assistência social. A campanha vêm contemplando diversas categorias profissionais do município que tiveram suas atividades suspensas em decorrência da pandemia.


O titular da SEMTAS destacou a importância da solidariedade neste momento de calamidade pública devido à pandemia. "A Campanha Vacina Solidária tem feito a diferença na alimentação de inúmeras famílias Natalenses, às quais têm sofrido os efeitos sociais mais severos da pandemia e nesse momento precisam do apoio do Poder Público Municipal e da solidariedade de todos", pontuou; "pedimos a todos que estão indo se vacinar que se sensibilizem e levem a sua contribuição, pois a solidariedade tem feito a diferença na casa de muitas famílias", concluiu. 

A nova ferramenta digital também oferece informação sobre os locais que estão ofertando a Vacinação contra a Influenza (H1N1), uma campanha que acontece anualmente para proteger os grupos destinados. “Realmente, a ideia com essa ferramenta é minimizar o tempo de espera das pessoas nos pontos de vacinação e evitar grandes aglomerações. Nosso objetivo é continuar aperfeiçoando a plataforma para oferecer ainda mais funcionalidade, comodidade, inovação e segurança aos usuários”, salientou a secretária Joanna Guerra.

Pontos de arrecadação e Horário da vacinação: 8h às 16h


Os postos de recebimento (drives) estão instalados no Shopping Via Direta, unidade da Universidade Potiguar (UnP) da avenida Roberto Freire, Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Arena das Dunas, Sesi da avenida Capitão-mor Gouveia, Palácio dos Esportes e Ginásio Nélio Dias. Já o de pedestre no Shopping Via Direta, Nélio Dias, sede da OAB/RN, Sesi e UNP Roberto Freire. 

A coleta dos alimentos ocorre enquanto durar a vacinação da população de Natal.

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