Formação de Educação Física explana ferramenta do Google para contribuir com aulas

SME

Dando continuidade ao processo de formação continuada dos educadores da Rede Municipal de Ensino de Natal, durante toda esta segunda-feira (10), os professores de Educação Física participaram da formação online com o tema “Ferramentas do Google (Drive e Forms): contribuições para as aulas de Educação Física”, conduzida pela professora Dianne Sena, assessora pedagógica do Departamento Ensino Fundamental (DEF) da Secretaria Municipal de Educação.

Segundo a assessora pedagógica, a formação teve como objetivo apresentar as ferramentas do Google Drive com a perspectiva de contribuir com aulas de Educação Física. A professora apresentou o passo a passo das configurações e formas básicas para criar os formulários e as pastas para arquivar os conteúdos das aulas.

“O Google Drive é uma plataforma de armazenamento em nuvem, ele vai para um servidor central, que é da empresa Google e esse servidor armazena todas as nossas informações. A partir do momento que se tem uma conta, tem um espaço nesse servidor de forma gratuita com 15 gigabytes para guardar dados”, explicou Sena.

Durante o encontro virtual, a professora também explicou sobre o Forms (formulário), que é um dos aplicativos disponíveis no Google Drive e serve para fazer formulários, atividades, avaliações e testes. O sistema serve para trabalhar o formulário de forma online ou off-line. “O formulário é um questionário que pode se criar um inquérito ou uma avaliação com imagem, vídeo, com várias utilizações como para servir a uma inscrição de evento da escola ou obter os contatos dos alunos e familiares”, exemplificou.

A assessora pedagógica da SME ressaltou que com o formulário pronto, o professor pode aceitar respostas, gerar uma planilha com resultados, inserir filtros e criar outras funcionalidades. “É interessante o filtro, justamente para o professor saber quando o aluno respondeu o formulário, a data e o que ele respondeu, ou quem foi o aluno que acertou uma resposta ou não”, finalizou Sena.