Prefeitura capacita profissionais para manuseio de Capacetes de Ventilação

Alex Régis/Secom

A Prefeitura de Natal está disponibilizando mais uma estratégia terapêutica para utilizar nos pacientes com Covid-19 internados nas unidades de urgência e emergência da rede pública municipal de saúde. É o Capacete de Ventilação não Invasiva. As equipes de fisioterapeutas e enfermeiros, responsáveis pelo manejo da técnica, estão passando por um treinamento intensivo que começou nesta quarta-feira (12) e se estenderá até a próxima sexta-feira. Ao todo, 100 profissionais estão sendo capacitados.

Os capacetes utilizados são frutos da Campanha “Uma Chance Para a Vida”. A iniciativa lançada pela gestão municipal conseguiu arrecadar 170 equipamentos. A maior parte das doações foi feita pela Federação do Comércio do Rio Grande do Norte e outras instituições. O capacete é composto do capuz, que cobre toda a cabeça do paciente, feito de material transparente.

O curso foi elaborado e está sendo ministrado pelos fisioterapeutas que coordenam os serviços no Hospital Municipal de Campanha, Hospital Zona Sul, Hospital dos Pescadores e Hospital Municipal Doutor Newton Azevedo. Nesse primeiro dia, toda a parte teórica foi passada para os alunos. As técnicas de uso na prática serão repassadas nesta quinta e sexta com aulas no Hospital Natal Sul.

Usados em pacientes com quadro grave da Covid-19, os equipamentos têm a função de fazer uma ventilação contínua não invasiva. É uma forma de fazer com que o ar chegue ao paciente diferente da intubação, que necessita de um tubo orotraqueal. Ao utilizar um mecanismo de respiração artificial não invasivo, o capacete de ventilação assistida tem demonstrado grande eficiência no tratamento de pacientes acometidos pela Covid -19, com quadro clínicos moderados a grave, reduzindo em até 60% a necessidade de intubação em leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI).

"Estamos muito felizes com a chegada desses equipamentos. O uso dos capacetes tem se mostrado muito eficaz e vai contribuir muito para o tratamento dos pacientes atendidos pela rede pública municipal de Saúde. É uma tecnologia inovadora que tem salvado muitas vidas. Já estamos fazendo o uso e os resultados têm sido bem satisfatórios" destacou Elizandra Trindade, coordenadora da Rede de Urgência e Emergência do Município. Outro ponto importante ressaltado por Elizandra é que ao impedir a intubação do paciente com o uso do capacete, evita-se a ocupação de leitos críticos e o uso de medicação dos chamados “kit-intubação” que estão em falta.

CAMPANHA

A Prefeitura de Natal segue com a campanha para recebimento de mais capacetes. Os interessados em doar os equipamentos podem entrar em contato com a coordenação da campanha pelo email: salvarjuntos@natal.rn.gov.br: “Conseguimos arrecadar uma boa quantidade de equipamentos, mas é sempre bom reforçar o nosso estoque. A sociedade natalense tem abraçado as campanhas solidárias que estamos encampando e não tenho dúvidas que seguirão contribuindo”, afirmou a secretária Executiva da Prefeitura de Natal, Danielle Mafra, coordenadora da ação.