Defesa Civil de Natal vistoria as lagoas de captação com a aproximação de chuvas

Semdes

A aproximação das chuvas na capital mobilizou nesta quarta-feira (12) os agentes da Defesa Civil Municipal, que iniciaram a realização de novas vistorias preventivas nas lagoas de captação de águas pluviais de Natal. Até o início desta tarde, a medida já tinha resultado em 10 lagoas averiguadas. A ação tem o intuito de manter a segurança dos locais para receber as águas e evitar transbordamento atingindo ruas e residências nas adjacências.

Das 10 lagoas vistoriadas, as dos bairros Santarém e Panatis estavam com o nível de água alto. Já a do Jardim Progresso foi identificada uma lâmina d’água em nível médio. As lagoas de Pirangi I e II, do Jiqui, do Alagamar, do Preá e do Jacaré foram constatadas com um volume de água baixo. “Essa medida tem um caráter de prevenção, pois, caso algum problema seja identificado pelos agentes, essa informação é repassada ao setor competente para agir evitando imprevistos”, explicou a titular da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), Sheila Freitas.

Durante as vistorias, os agentes de Defesa Civil identificaram também o acúmulo de lixo urbano em algumas lagoas. Essa prática é danosa ao funcionamento das bombas de sucção de águas que podem ser afetadas, ocasionando a paralisação do esgotamento e contribuindo para o transbordamento do reservatório. É importante que a população não jogue lixo nessas áreas. Os agentes também analisaram a estrutura física das lagoas, se havia vigias no local e a situação das bombas de sucção, que são equipamentos vitais para evitar alagamentos de ruas e residências próximas às lagoas. A Defesa Civil Municipal continua com as averiguações durante todo o dia de hoje.

Para solicitar a intervenção da Defesa Civil de Natal, o cidadão pode ligar para o número 190, no Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp), onde há agentes para direcionar a ocorrência para as equipes de plantão. A Defesa Civil atua com foco em ações preventivas, de socorro e de assistência em casos de desastres naturais com intuito de evitar ou minimizar danos à população.