Guarda Municipal intensifica segurança nos drives de vacinação em Natal

Semdes

A ampliação do processo de vacinação dos cidadãos residentes em Natal resultou numa quantidade maior de pessoas procurando os drive-thrus e filas de pedestres organizadas pela Prefeitura. Com isso, a Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) intensificou o trabalho de segurança preventiva realizado pela Guarda Municipal do Natal (GMN) nas áreas internas e externas onde há aplicação da vacina contra o novo coronavírus.

A medida direcionou guardas municipais que agem em três pontos distintos dos drives de aplicação do imunizante, sendo eles na área de vacina que recebe os veículos, na parte direcionada ao atendimento aos pedestres e no patrulhamento em toda a fila de veículos formada desde o ponto de atendimento até o último automóvel que aguarda a vez. São cinco drives-thrus com imunização contra a Covid-19, compreendendo o Shopping Via Direta, UnP (Av. Eng. Roberto Freire), OAB, Sesi e Ginásio Nélio Dias.

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, comentou que esse procedimento se fez necessário para garantir a segurança das pessoas que estão paradas em fila dentro do veículo na espera do atendimento. “É possível que em alguns momentos a quantidade de carros se distancie do ponto de vacinação tomando conta de algumas ruas laterais. Nesse caso, estamos mantendo o patrulhamento que faz a ronda indo e voltando na fila, dando maior tranquilidade aos cidadãos que aguardam a sua vez e evita tentativas de assaltos”, disse.

O comandante da GMN, Alberfran Grilo, lembrou que toda a segurança dos locais de vacinação vem sendo fornecida pelas guarnições operacionais da Guarda, compreendendo a distribuição de vacinas, deslocamento de ida e volta ao ponto de guarda do imunizante, e a presença ostensiva nos locais de aplicação. “Foi montada toda uma estrutura operacional de segurança empregada desde o primeiro dia que Natal recebeu as primeiras vacinas”, contou.

Logística
A ação de segurança preventiva da GMN no processo de vacinação da população iniciou em 19 de janeiro quando atuou em comboio na logística de transporte dos primeiros lotes de vacinação da unidade do Governo do Estado até o Central Municipal de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos (Cemadi) da Prefeitura do Natal. “Já são quatro meses que nossos guardas estão na linha de frente do sistema de vacinação da população natalense. Nossa missão de segurança, organização e informação às pessoas que buscam a vacina e a toda a estrutura montada para acontecer a imunização segue até o último natalense ser vacinado”, concluiu a secretária Sheila Freitas.