Semtas mobiliza ações pelo combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes

Semtas

Durante todo mês de maio a Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social promove ações da campanha “Maio Laranja: Perceba os Sinais, Proteja” de combate ao abuso e à exploração sexual de crianças e adolescentes.  No sentido de evitar aglomerações, em função da pandemia pela Covid-19, as ações estão sendo feitas de forma remota e durante os atendimentos nos Centros de Referência de Assistência Social (Cras).

Em cada atendimento as equipes dos Cras realizam a sensibilização sobre o tema e divulgação de panfletos informativos  sobre formas de abuso e exploração sexual,  além de tratar da importância da denúncia ao Conselho Tutelar e/ou Disque 100 do Ministério dos Direitos Humanos.

A Chefe do Setor de Serviços de Proteção Social Básica, Miessa Dutra, explica como o tema vem sendo trabalhado com os usuários das unidades: “Após os atendimentos presenciais do Serviço de Proteção Integral à Família (PAIF) e do Cadastro Único/Bolsa Família, os usuários são sensibilizados com informações a respeito da campanha, convidados a fazer parte da mesma e orientados a procurar os órgãos de defesa dos direitos humanos da criança e adolescente ou ligar para o Disque Direitos Humanos (Disque 100), caso saibam de algum caso de violência praticado contra crianças e adolescentes”.

Além das atividades presenciais, as equipes estão realizando orientações virtuais (redes sociais e email). Segundo a coordenadora do Criança Feliz, Danielly Rodrigues, a equipe do PCF/NATAL está realizando orientações rápidas com os usuários que estão procurando os serviços ofertados nos CRAS de Felipe Camarão, Pajuçara, Nordelândia e Nossa Senhora da Apresentação com  divulgação de informações e atividades. “Considerado o período em que toda a sociedade empreende esforços para a contenção da pandemia da Covid-19, e ainda o ensejo da intensificação da proteção integral de crianças e adolescentes, fizemos várias divulgações através das redes sociais,  mini palestras, e divulgação de informação. A proposta é mobilizar, sensibilizar, informar e convocar os nossos usuários e toda a sociedade a participar da luta em defesa dos direitos de crianças e adolescentes”, relatou Danielly.

Ao longo do mês, outras atividades vão continuar acontecendo. Até 31 de maio, as equipes dos Centros de Convivência também estarão mobilizando os usuários. “Apesar das atividades coletivas presenciais não estarem ocorrendo em virtude da pandemia, as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) que executam o Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV) e as equipes dos 05 Centros de Convivência da Prefeitura do Natal vêm realizando ações de forma virtual, como também distribuição de kits socioeducativos para os usuários do Serviço, trabalhando a temática do 18 de maio com as crianças, adolescentes, adultos e idosos dos grupos do SCFV”, informou a coordenadora geral Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, Débora Carvalho.

O titular da Semtas, Adjuto Dias, ainda reforça: "A população pode e deve denunciar casos suspeitos de violência contra crianças e adolescentes através do Disque 100. A ligação é gratuita, funciona todos os dias da semana, por 24h, inclusive sábados, domingos e feriados" comenta, Adjuto.