Semtas entrega cestas básicas a catadores de materiais recicláveis em Cidade Nova

Semtas

A Prefeitura do Natal, por meio da Secretaria Municipal do Trabalho e Assistência Social (Semtas), entregou nesta sexta-feira (21),  300 cestas básicas para os catadores de materiais recicláveis de Cidade Nova. Os efeitos da pandemia da COVID-19 na cadeia de reciclagem foram devastadores, afetando os catadores de materiais recicláveis, que são responsáveis por 90% da reciclagem do Brasil.

De acordo com Valdir de Souza, representante dos  catadores, a ação de hoje veio em boa hora. “ Com a pandemia, praticamente paramos de trabalhar por causa desse quantitativo e também do maior risco de contaminação pelo resíduo, em função da resistência do vírus, que faz com que ele sobreviva por mais tempo nos materiais que coletamos. Somos gratos pela ajuda, é um apoio a mais e veio em boa hora. É muito bom quando a gente vê que lembram da gente, disse.

A iniciativa dá continuidade às ações de acolhimento às pessoas em situação de vulnerabilidade social promovidas pela Prefeitura, por meio da Semtas, neste período de enfrentamento à pandemia do Novo Coronavírus.

As cestas básicas possuem gêneros alimentícios de primeira necessidade. Para o secretário da Semtas, Adjuto Dias, a iniciativa mostra a sensibilidade da prefeitura com os mais vulneráveis neste momento tão crítico de pandemia, principalmente com aqueles trabalhadores informais que atuam nas áreas onde têm sido adotadas as medidas de isolamento mais rígidas.

“Sabemos quão importante é essa iniciativa para estes trabalhadores, bem como para suas famílias, que estão longe de suas funções e sem receber seu ganha-pão. Atuamos a fim de minimizar os impactos sociais e econômicos, bem como, preservar as vidas dos moradores de nossa cidade”, declarou o secretário.

A entrega seguiu os critérios da Política de Assistência Social, de acordo com as condições de vulnerabilidade e risco social, obedecidas pela Semtas a qualquer tempo e contou com o apoio da Guarda Municipal.