Prefeito Álvaro Dias inaugura Praça Mãe Peregrina, em Cidade Satélite


Prefeito Álvaro Dias inaugura Praça Mãe Peregrina, em Cidade Satélite
Joana Lima/Secom

Os moradores do conjunto Cidade Satélite, no Pitimbu, um dos bairros mais movimentados da zona Sul da capital, ganharam um importante equipamento urbano para prática de esportes, lazer e diversão. A praça Mãe Peregrina foi totalmente revitalizada pela Prefeitura do Natal, numa obra colaborativa entre as secretarias de Serviços Urbanos (Semsur), Mobilidade Urbana (STTU), Esportes e Lazer (SEL), Secretaria de Governo (SMG) e projeto Planta Natal através do Horto Municipal.

O prefeito Álvaro Dias inaugurou oficialmente o novo espaço público nesta terça-feira (25) e conversou com moradores que já circulavam pela praça em suas atividades de lazer. O chefe do executivo reforçou o compromisso com a recuperação das áreas de sociabilidade, apostando no impacto positivo que a convivência nas ruas traz para a população e na diminuição da violência. “Estamos vendo aqui as pessoas sorridentes com seus amigos e familiares, usufruindo de uma área ampla e agradável. É gratificante ver o semblante alegre de quem pode sair de casa e usufruir de um espaço público seguro e iluminado”, disse.

Localizada ao lado do Centro de Treinamento da STTU em Cidade Satélite, a nova praça conta com dois campos esportivos demarcados com alambrados e proteção de tela, para prática de futebol de areia, vôlei de praia e outras modalidades coletivas de areia. Também foi reestruturado todo o passeio e ampliada a pista multiuso para ciclovia, caminhadas e pista de treinamento de atividades de educação para o trânsito voltado para crianças e educadores. 

O projeto paisagístico foi incrementado com mudas de plantas nativas, como ipês e oitis, que receberam código de identificação e em breve irão sombrear ainda mais o parque, deixando o local ainda mais aprazível. Para as atividades de convivência, foram instalados 29 bancos de concreto ergonômicos, mesas para jogos de tabuleiro, oito lixeiras e dois kits de coleta especial. Para as atividades culturais, foi construído um coreto e recuperado o oratório. 

Moradora há mais de dez anos do conjunto Cidade Satélite, Dulce Renovato disse que a reforma da praça Mãe Peregrina é a concretização de um antigo desejo dos moradores. “Aqui era só um matagal escuro, praticamente foi tudo construído. Hoje esse lugar está  bonito e iluminado, principalmente a iluminação permitiu que a gente pudesse frequentar a praça à noite”, disse. 

O vereador Tércio Tinoco (PP), cadeirante, visitou a praça Mãe Peregrina nesta terça-feira, elogiou a acessibilidade da obra e disse que era um dos equipamentos públicos mais bonitos do projeto de requalificação urbana. Também presente à inauguração, o parlamentar Preto Aquino, morador de Cidade Satélite, ressaltou que esse é o desejo das pessoas, ver o imposto que elas pagam revertido em melhorias coletivas. 
 
“Esta praça está inscrita na filosofia de trabalho de nossa gestão, que é cada vez mais construir espaços agradáveis que possam atender à comunidade. A cidade é para as pessoas, não para os automóveis”, concluiu Álvaro Dias.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389