Prefeitura empossa membros do Conselho Municipal de Segurança Pública de Natal

Semdes

A Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) deu posse nessa terça-feira (1º), aos membros do Conselho Municipal de Segurança Pública e Defesa Social de Natal (Comsemdes). A cerimônia de posse foi coordenada pela vice-presidente do Comsemdes e titular da Semdes, Sheila Freitas, que na oportunidade representou o prefeito Álvaro Dias, presidente efetivo do Conselho de Segurança.

A posse foi realizada de maneira virtual utilizando sistema de videoconferência e seguindo as determinações do decreto Municipal de Natal, que combate aglomerações como medida preventiva contra o contágio pelo novo coronavírus. Foram empossados os representantes do Poder Executivo Municipal, composto pelas secretarias municipais de Governo (SMG), Segurança e Defesa Social (Semdes), Trabalho e Assistência Social (Semtas), Educação (SME), Meio Ambiente e Urbanismo (Semurb), Políticas para as Mulheres (Semul), Guarda Municipal do Natal (GMN), Defesa Civil Municipal e Gabinete de Gestão Integrada Municipal (GGI-M)

A secretária da Semdes, Sheila Freitas, falou da importância do Conselho como uma ferramenta que vai formatar o Plano Municipal de Segurança Pública específico para a cidade. “Esse é um novo avanço para a segurança de Natal, pois o Comsemdes vem materializar um órgão permanente, consultivo, deliberativo, formulador e controlador das políticas públicas e ações voltadas para a Segurança da capital”, ressaltou.

A iniciativa é mais uma ferramenta utilizada pela Prefeitura no intuito de reforçar o planejamento técnico voltado para ações integradas de preservação da ordem pública com foco na prevenção e repressão qualificada de atos de violência. O Comsemdes é vinculado à Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes) e tem o objetivo de elaborar a política de segurança pública a ser empregada no âmbito da capital, sendo ele uma entidade permanente apta a deliberar, formular e controlar as medidas e técnicas utilizadas no combate e redução a violência no município. O órgão é presidido pelo chefe do Poder Executivo Municipal e tem como vice-presidente a titular da Semdes.