Estação de transbordo é alvo da ação de vândalos

A estação de transbordo do lixo da capital, localizada na zona oeste de Natal, está sendo alvo da ação de vândalos que insatisfeitos com a fiscalização da Urbana, aproveitam o período noturno para atear fogo em podas e entulho, gerando fumaça e insatisfação dos moradores da região.

A estação de transbordo foi ativada em 2004, logo após o fechamento do lixão que funcionava no bairro de Cidade Nova. Nestes seis anos de funcionamento, a estação recebe o lixo das zonas sul, leste e oeste da capital que é depositado no local e transferido para carretas que fazem o transporte até o aterro sanitário de Massaranduba, em Ceará-Mirim.

Ocorre que, no local é proibida a catação de lixo, uma vez que o lixão foi desativado e os antigos trabalhadores se integraram às associações de materiais recicláveis. Tendo com isso, uma vida mais digna e saudável.

Porém, sempre houve resistência por parte de alguns que dizem preferir a época em que viviam no lixão. Em função dessa insatisfação, o local está sendo invadido no período da noite.

A Companhia de Serviços Urbanos de Natal (Urbana) esclarece que não há por parte da empresa nenhuma queima de lixo no local e que a fiscalização está sendo intensificada para combater tal prática.

“Estamos intensificando a fiscalização e em breve estaremos adquirindo uma usina de compostagem para o local. O nosso objetivo é oferecer melhores condições de trabalho para os trabalhadores da estação”, afirmou, Bosco Afonso, Diretor de Operações da Urbana.