Guarda Municipal prende suspeitos de furtar trilhos de trem da CBTU

Agentes do Grupamento de Ação Ambiental da Guarda Municipal do Natal (Gaam/GMN) detiveram na tarde dessa segunda-feira (14), cinco homens suspeitos de furtar trilhos de trens pertencentes a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). A prisão foi realizada na Rua Luiz Moura, bairro Lagoa Azul, zona Norte da capital.

De acordo com relato fornecido pela guarnição operacional do Gaam/GMN, os guardas municipais foram acionados pelo Centro Integrado de Operações em Segurança Pública (Ciosp) para averiguar uma denúncia anônima sobre maus tratos de animais, mais especificamente contra dois cavalos. Quando os guardas chegaram ao local se depararam com os suspeitos divididos em duas carroças sendo cada uma puxada por um animal conduzindo com muita dificuldade trilhos de trens com peso bem acima do suportado pelos animais.

A constatação de maus tratos foi logo comprovada, porém os guardas municipais acharam estranho o material levado pelos homens e começaram a questioná-los. “Os suspeitos disseram que tinham retirado os trilhos de uma estação da CBTU, que tinham sido autorizados e estavam indo vender o material. Então entramos em contato com funcionários da empresa que negaram a doação”, contou um dos agentes

Os guardas municipais deram voz de prisão aos suspeitos por furto e apreenderam o material na posse deles constando dois trilhos, sendo um de cerca de 10 metros e outro com pouco mais de 6 metros, com peso estimado em 500kg. De acordo com o responsável da CBTU, o material havia sido subtraído de uma estação da empresa situada no bairro Nova Natal, na zona Norte.

Por se tratar de crime contra um órgão federal, os detidos foram conduzidos à Delegacia de Polícia Federal onde foi lavrado o auto de prisão em flagrante delito, ficando os presos à disposição da Justiça. Já os animais vítimas de maus tratos foram apreendidos e entregues ao setor da Secretaria Municipal de Serviços Urbanos (Semsur) responsável pelo curral municipal.