Prefeito participa da inauguração do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis


Prefeito participa da inauguração do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis
Divulgação Fiern

O prefeito de Natal,Álvaro Dias, participou da inauguração do Instituto Senai de Inovação em Energias Renováveis (ISI-ER) nesta terça-feira (15). A cerimônia contou com a presença de demais autoridades estaduais, como a governadora Fátima Bezerra, o presidente do Sistema Fiern Amaro Sales, o vice-governador Jaime Calado, secretários estaduais e municipais e diretores do Sistema Fiern, além do representante do Instituto holandês de pesquisas científicas TNO, Laurens Steen, que atua no campo das indústrias 4.0, vida saudável e energias renováveis. 

O novo Instituto é considerado um divisor de águas para o Rio Grande do Norte e já nasce como referência da rede Senai no Brasil no campo da  pesquisa, desenvolvimento e inovação com foco em energia eólica e solar. A cerimônia de inauguração marca a conclusão das instalações e a operação plena dos laboratórios, cujas atividades tiveram início em Natal em 2019 e foram concluídas este ano.O Rio Grande do Norte foi escolhido como sede por ser o maior produtor de energia eólica do Brasil e também o estado com a maior potência prevista para os próximos anos. 

O presidente  do Conselho Regional do Senai-RN e do Sistema Fiern – que engloba Senai, Sesi,IEL e Federação das Indústrias do estado, Amaro Sales de Araújo, abriu a solenidade ressaltando que o Instituto de Inovação em Energias Renováveis é “um marco na história do Rio Grande do Norte” que surge a partir da semente plantada em 1999 com a criação do Centro de Tecnologia do Gás e o ingresso nas novas redes de ciência e tecnologia.  “Agora abrimos uma grande porta da inovação, da pesquisa, do futuro das energias renováveis, que traz às empresas oportunidades de novos negócios no setor”, observou.

O prefeito Álvaro Dias ressaltou que a inauguração do Centro é um acontecimento ímpar para o Rio Grande do Norte. “Não faz muito tempo quando havia carência de energia no Brasil e as pessoas apagavam os lampiões para receber a luz vinda de Paulo Afonso. E como tudo evoluiu rápido para outros tipos de combustíveis não renováveis, depois para as hidrelétricas, mas hoje sabemos que não podemos depender delas. Então o grande caminho são as energias renováveis, E este é um grande projeto, desenvolvimentista e merece aplauso e apoio. No Sertão do semiárido falta chuva, mas sol, não falta. Então o que sonhávamos, agora é uma realidade, chegamos no futuro”, disse. 

Para a governadora Fátima Bezerra, o Rio Grande do Norte já é líder de energia eólica e mais uma vez sai na frente nas pesquisas com o centro inovador de novas energias limpas e nesse sentido o trabalho “em conjunto, em parceria, será o caminho para buscar a independência energética do Rio Grande do Norte”. 

Durante a apresentação foram exibidos vídeos que mostram as perspectivas do Instituto para ampliar a oferta de soluções para impulsionar a geração de energia limpa no Brasil e “destravar gargalos da indústria”. A expectativa é elevar em 50%, ainda este ano, a carteira de projetos com o setor, estimada atualmente em R$ 20 milhões. 
 
Laboratórios
O diretor regional do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial no Rio Grande do Norte (Senai RN), Emerson da Cunha Batista, explicou que o ISI-ER complementa as ações do Centro de Tecnologias do Gás e Energias Renováveis, a unidade do Senai que forma mão de obra qualificada para a indústria. “O Instituto amplia pesquisas, desenvolvimento, inovação e outros serviços, e passa a integrar com o CTGAS-ER o que chamamos de HIT, o nosso Hub de inovação e tecnologia. O principal objetivo é elevar a competitividade dessas indústrias”, observa.
 
Destaques
Entre os diferenciais da unidade, um dos destaques é o Túnel de Vento, primeiro laboratório do Brasil projetado para atender à demanda da indústria eólica. O Túnel realiza pesquisas, desenvolvimento e prestação de serviços de calibração de anemômetros, instrumentos que medem velocidade e direção de ventos para o setor – e possibilita, ainda, avaliação de desempenho de estruturas e formas que precisam ser submetidas a diferentes intensidades de ventos.

O início da operação comercial do laboratório, nesta terça-feira, permitirá reduzir em pelo menos três meses o tempo de logística que as empresas gastam atualmente para realizar o serviço no exterior, em países como Alemanha e Espanha, explica o coordenador do ISI-ER, Antônio Medeiros. 
 
Parcerias
Por fim, Amaro Sales lembrou o empenho e a parceria do governo estadual na consolidação do projeto de energias renováveis e destacou a postura competente da Prefeitura de Natal no enfrentamento da pandemia e na aceleração da vacinação na capital, destacando a parceria dos gestores na logística da distribuição dos imunizantes. “Nosso Centro de Vacinação do Sesi virou uma referência nacional”, lembrou.

Anterior:
Próximo:

Logo da Prefeitura de Natal
R. Ulisses Caldas, 81 - Cidade Alta, Natal - RN, 59025-090 - Ouvidoria Geral (84)3232-6389