Prefeitura implanta Núcleo Comunitário de Defesa Civil em Mãe Luiza

Moradores do bairro vão receber capacitação para participar do 1º Nudec

A Coordenadoria de Defesa Civil de Natal, que está na estrutura da Secretaria Municipal de Segurança Pública e Defesa Social (Semdes), inicia hoje o curso de capacitação aos moradores do bairro Mãe Luiza, para a implantação do primeiro Núcleo Comunitário de Defesa Civil (Nudec). Dentro da metodologia de efetivação do Nudec, voluntários irão assistir palestras sobre Defesa Civil (atuação na comunidade), e também de direitos humanos, meio ambiente e saúde.

O Núcleo Comunitário de Defesa Civil é um grupo de pessoas coordenado por um líder comunitário que vai atuar de forma bilateral e voluntária no incentivo à cultura de prevenção, organizando e executando campanhas dentro da comunidade. O Nudec será importante também no sentido de fortalecer a comunicação da Prefeitura de Natal com o bairro, repassando informações aos moradores. O objetivo maior do Nudec é complementar as ações da Prefeitura e do Estado no gerenciamento em áreas de risco e possíveis ameaças decorrentes de fenômenos naturais ou ocasionados pela ação do homem.

“A implantação do primeiro Nudec sugere um sentimento de dever cumprido. Estamos expandindo a Defesa Civil e envolvendo a comunidade, que será nosso braço direito no sentido de minimizar problemas e exercer uma comunicação efetiva com a Prefeitura”, ressaltou o coordenador de defesa civil do município, coronel Marcos Rodrigues.

O curso começa nesta quarta-feira (16), às 18h, na Escola Estadual Monsenhor Alfredo Pegado. São seis módulos dividido em dois dias, sendo hoje Noções Básicas de Defesa Civil com o secretário adjunto da Semdes, José Agmar Davim; Direitos Humanos: uma ação comunitária de cidadania com a diretora de direitos humanos da Semdes, Patrícia Santarosa; e Criação do Nudec: suas atribuições e objetivos com assessor técnico da defesa civil do Estado, Carlos Alberto. Amanhã, quinta-feira (17), será Noções Básicas de Primeiros Socorros com um integrante da Equipe Samu; Saúde e Meio Ambiente: vamos cuidar da gente! com Denise e Liene, integrantes da vigilância sanitária; e Defesa Civil e Meio Ambiente com Ítalo Vladimir, integrante da Coordenadoria Municipal de Defesa Civil (Comdec).